O Caminho Antigo. Um herege na TV

por PAULO TEIXEIRA

O programa O Caminho Antigo, exibido pela CNT, dirigido pelo filipino Eliseo Soreano distorce a Palavra de Deus e fisga inúmeros desavisados que não conhecem a Bíblia.

O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento“. (Oséias 4.6a)

broelis

O texto abaixo mostra quem é este personagem e algumas de suas heresias.

A Igreja de Deus Internacional – Eliseo Soriano

Eliseo Soriano é um pseudoprofeta, que ensina aborrecíveis heresias. Cuidado com este parlapatão!

Nascido em 1947, este controverso evangelista filipino é presidente da “Igreja de Deus Internacional”. Mais conhecido como “irmão Eli”, nos seus programas de rádio e TV (O Caminho Antigo) ele procura sempre criticar outras religiões e denominações que considera serem contra as doutrinas bíblicas.

SORIANO PERVERTE O EVANGELHO

A seguinte informação está no site de Soriano. Meus comentários estão logo abaixo dos dele:

Diz Soriano: “A Bíblia ensina que há somente uma igreja o qual devemos nos ajuntar, para sermos salvos por Jesus Cristo. De fato, a igreja na Bíblia torna-se instrumento de Deus em fazer os gentios, herança para a promessa de vida eterna”.

Refutação: Biblicamente falando, não temos que nos juntar a qualquer igreja visível organizada para sermos salvos. Salvação é pela fé somente na pessoa do Senhor Jesus Cristo (Romanos 10.13, Atos 4.12).

Continua Soriano: “… nosso Senhor Jesus Cristo veio trazer dois tipos de salvação, através da Bíblia. No tempo em que ele assumiu a forma humana ele salvou Israel de seus pecados. Isto está escrito em Mateus 1:21, que diz: E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” “Portanto, quando ele vier novamente, a segunda vez, ele trará salvação para os fiéis. E a Bíblia nos ensina como podemos nos tornar parte desse povo que nosso Senhor Jesus Cristo irá salvar no dia do julgamento. O primeiro versículo de Efésios que temos que atentar é o 3.6, que diz: ”A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho“.

Refutação: Novamente, esta é mais uma visão equivocada desse suposto teólogo. Não existem “dois tipos de salvação”. Jesus claramente afirma em João 14.6 – “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Soriano erra e não tem profundidade na análise bíblica! Ele ensina que Jesus veio 2000 anos atrás somente para salvar Israel e que os fiéis de hoje serão salvos na segunda vinda – O que é um absurdo! Há somente um plano de salvação, e este é pela graça por meio da fé (Efésios 2.8-9). Soriano ensina uma salvação baseada nas obras, onde a pessoa deve ser “fiel” com sua religião organizada para ser salva. De forma terrível ele está fazendo lavagem cerebral em muitas pessoas e levando-as para o inferno de fogo!

Ainda ele: “… de acordo com São Paulo, para os gentios terem parte na salvação que vem de nosso Senhor Jesus Cristo, eles tem de ser feitos primeiro parte do corpo; e somente depois que eles tornam-se participantes de uma promessa em Cristo pelo evangelho.”

Refutação: Eli Soriano ensina que a fé somente em Jesus Cristo é insuficiente para salvar. Ele ensina que um perdido pecador deve PRIMEIRO juntar-se a uma igreja antes de poder receber a Cristo como salvador. A Palavra de Deus ensina exatamente o oposto. Biblicamente, no exato momento em que você crê em Jesus Cristo como seu salvador pessoal, você se torna um membro do corpo de Cristo.

Fonte: http://www.churchofgodinternational.org/biblicaltopics/bib_salvation_2_pf.htm

SORIANO NEGA A DIVINDADE DE JESUS CRISTO!

Tal como as Testemunhas de Jeová, Soriano tenta disfarçadamente negar a divindade de Jesus Cristo. Ele afirma: “O Jesus e o Cristo da Bíblia não é o mesmo Deus pai.” (Aqui ele quer mostrar que Jesus é inferior ao Deus Pai, apenas um deus menor)

Fonte: http://www.angdatingdaan.org/biblicaltopics/bib_christ_1.htm

A Palavra de Deus abundantemente e de forma claríssima ensina a divindade de Cristo. Lemos isso em Colossenses 2.9 – “Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Soriano corrompe as Escrituras pela sua calamitosa obtusidade. Lemos também em João 10.33 – “Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, TE FAZES DEUS A TI MESMO.” Quem ousaria dizer que Jesus não professou ser Deus? Sim, o Pai é uma pessoa na Divindade e o Filho é outra… Mas O Pai, o Filho e o Espírito Santo É DEUS! Em Apocalipse 1.8 Jesus igualmente declara ser o Deus Todo-Poderoso – “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso”. Jesus aceitou ser adorado somente como Deus é intitulado (Mateus 8.2; Isaías 42.8). Jesus perdoou pecados que somente Deus poderia perdoar (Marcos 2.5-7; Lucas 5.21). Jesus fez milagres, como curar mutilados, que homem nenhum jamais fez – “Se eu entre eles não fizesse tais obras, quais nenhum outro tem feito, não teriam pecado; mas agora, viram-nas e me odiaram a mim e a meu Pai.”

MAIS UM QUE ATACA A IGREJA

Soriano está explorando o cristianismo, transformando as Escrituras em mentiras, abiscoitando recursos e beneficiando a si mesmo. Eliseo Soriano e a sua “Igreja de Deus internacional” são uma seita mefistofélica! TOME CUIDADO!

Soriano é conhecido por cuspir diante do público, quer seja nas reuniões ou nos programas de TV. Isto demonstra como é a conduta de Eli Soriano em suas aparições públicas. Bizarra é a descrição apropriada para Eli.

Eis o relato resumido de um entrevistador (Mike Enriquez) sobre essa insólita situação: A primeira coisa que fez ao entrar no lugar (onde ele foi entrevistado) foi cuspir sua saliva ou talvez escarrar no piso a sua direita. Eu estava esperando uma permissão para fazer uma pergunta a ele: se sua mãe o ensinou também a assoar o seu nariz em público, mas a permissão não veio… Creio porque seja tão bizarra…

O tema de Soriano é: “eu sou parte de um reino animal”.

Nascido em uma família pobre, ele veio a se tornar um dos ministros mais ricos das Filipinas. O registro de propriedades de terras e imóveis da província de Pampanga, seção de San Fernando nas Filipinas, forneceu a seguinte informação a respeito de 90,816 m² de área construída registrados no nome de Eliseo Soriano.

Os certificados de transferência de título, ação de venda absoluta e ação de venda condicional foram emitidos a favor do respectivo proprietário (Eliseo Soriano) pelo Registro de Ações para a Província de Pampanga. Encontram-se nesse lote entre outros, o Centro de Convenções La Verdad, uma escola, apartamentos, centro médico, hotel, diversas salas para escritórios, centro comercial, fundação para orfanato, escritório de administração, museu da igreja e demais dependências.

BREVE RESUMO DE SUA TRAJETÓRIA

1975: Levita Gugulan, foi nomeada como a presidente da primeira igreja a qual Soriano pertencia.

1976: Gugulan nomeou Soriano para o corpo diretor da igreja.

1976 (fevereiro) Soriano é afastado de sua primeira igreja por incitar rebelião e ensinar doutrinas contrárias as pregadas pela sua igreja.

1989: Perdoado pela justiça em uma ação movida por um membro da sua antiga igreja por emitir cheques sem fundo.

Candidatou-se ao senado filipino, mas foi tachado de imoral, não conseguindo se eleger (mais tarde Eli abandonou tal idéia).

Orgulhou-se de ter um templo maior do que o Araneta Coliseum (o maior auditório das Filipinas); porém ele mesmo considera os templos como coisa sem valor em nossa época.

Permitiu que o seu suposto “púlpito sagrado” fosse usado para campanhas políticas durante os cultos.

Freqüentemente vexa seus próprios membros quando a quantia de dinheiro que entra na contabilidade da igreja fica abaixo das metas por ele estabelecidas.

2004: Suspenso pelo MTRCB por violar os padrões éticos de moral e conduta em vôos.

PROPRIEDADES PESSOAIS:

Igreja de Deus Internacional, dez hectares de terras para cultivo de peixes, estúdio fotográfico, farmácia, uma empresa de auto-peças, um resort em Morong Beach, uma estação de tratamento de água, uma empresa de merchandising, uma empresa do ramo de avicultura, um restaurante e diversos imóveis para locação.

A HISTÓRIA DA IGREJA

Em 30 de março de 1977, registrou uma igreja e a chamou de “Iglesia ng Dios kay Kristo Hesus Haligi at Saligan ng Katotohanan”.

Em 1978 Filomeno Hizon separou-se de Soriano e fundou sua própria igreja em 20 de junho de 1984 como Mga Mananampalataya sa Iglesia ng Diyos Kay Kristo Hesus, Incorporated”.

Em 1980 registrou outra igreja chamada Ang mga kaanib sa Iglesia ng Dios kay Kristo Hesus, Haligi at Saligan ng Katotohanan sa Bansang Pilipinas, Incorporated”(SEC Reg. No. 92658).

Em 4 de maio de 1988 Soriano perdeu uma causa na justiça por estar usando de forma fraudulenta o nome de outra igreja.

Em 1993 registrou outra igreja chamada “Bayan ng Katotohanan Incorporated.”(SEC Reg. No. 9300523).

Em 1994 registrou outra igreja e a chamou de Iglesia ni YHWH at ni YHWSA HMSYH, Inc”(SEC Reg. No. 94000703).

Em 20 de novembro de 1995 Soriano mais uma vez perdeu uma causa na justiça pelo mesmo motivo de antes: o de usar ilegalmente o nome de outra igreja e foi ordenado a trocar o nome de sua igreja novamente.

Em 7 de outubro de 1997 Soriano perdeu mais uma vez sua causa nos tribunais.
Registrou outra igreja e a chamou de “Church of God International”.

Um grupo de seguidores se separou de Soriano e chamaram a si mesmos de “Ang Dating Daan Break Away Group” or “Mga Tinig sa Ilang”.

Todas essas informações estão neste link: http://www.geocities.com/bro_eliseo_soriano/

ENSINOS NÃO BÍBLICOS DE SORIANO

Eliseo Soriano é um pseudoprofeta que ensina equívocos teológicos, tais como:

1. Soriano rejeita a doutrina da Trindade e crê no seguinte: O Pai: Deus Todo-Poderoso e Salvador sobre todos. Maior que o Filho e o Espírito Santo.

O Filho: é Deus, mas não Todo-Poderoso como o Deus Pai. É igual ao Pai como Deus, mas não é maior que Ele porque foi enviado por Deus Pai. É maior que o Espírito Santo.

O Espírito Santo: é parte do Pai e do Filho e também é chamado de Deus, mas não como uma pessoa. Aparte da crença nesses “três deuses” ele também insiste que há “muitos deuses” por causa de I Coríntios 8.5.

2. Soriano acredita que o Deus Pai, foi o salvador a quem deve ser dado os créditos por todas as coisas que Ele tem feito por enviar salvadores durante épocas passadas (Hebreus 1.1-2).

3. Soriano acredita que Jesus é um “Deus Forte”, mas não o Deus Todo-Poderoso. Soriano não acredita que Jesus seja o único salvador da humanidade. Ele ensina dois tipos de salvação que Jesus faz: (1) Ele foi enviado primeiramente para ser o salvador da casa de Israel (Mateus 15.24) durante sua humanidade (Mateus 1.21), mas Ele foi apenas um entre os que foram enviados para salvar. (2) Em sua segunda vinda, ele vai salvar os fiéis (isto é, membros da igreja de Soriano). Soriano ensina que Moisés foi enviado pelo Pai para ser um instrumento de salvação e salvador de fato dos israelitas (Atos 7.35-37) e o apóstolo Paulo (Atos 13.46-47) foi o salvador para os gentios até o fim dos tempos. De acordo com Soriano, Timóteo foi o sucessor de Paulo para ser o salvador após a sua morte.

4. De acordo com Soriano, Jesus o Filho do Deus vivo também precisa de um salvador que é seu Pai, o Deus vivo, como alegado em Hebreus 5.7-9.

5. De acordo com Soriano, o significado da “Casa do Senhor” em Salmos 127.1 durante o Antigo Testamento é a “Igreja de Deus” e o nome desta igreja é: Iglesia ng Dios kay Kristo Hesus, Haligi at Saligan ng Katotohanan (Igreja de Deus em Cristo Jesus. A coluna e firmeza da verdade – Filipinas). Eles acreditam que uma pessoa pode ser salva mesmo que não tenha ouvido os ensinos de Soriano. Essa pessoa será julgada por Deus de acordo com sua consciência. Ele acredita que ninguém pode pregar a Bíblia, mas deve ser “um enviado” (que não pode ser ninguém mais do que ele próprio).

Pastores e líderes cristãos que estão atentos ao bem-estar espiritual dos filipinos e de outros povos pelo mundo que já foram enredados por essa enganação devem estar vigilantes e procurar expor esta seita e seu mentor, de forma que eles possam dirigir a fome espiritual de uma população crescente. Esta é nossa responsabilidade como genuínos cristãos nascidos de novo, ALERTAR os filipinos e outros povos sobre esse falso mestre que é Eli Soriano.

AUTORIDADE

Apesar de os membros da igreja de Deus Internacional afirmarem que a Bíblia é a única fonte de autoridade, isto é uma meia-verdade. Eles também acreditam que Soriano é “um enviado”, haja vista que somente ele faz a explanação sobre as Escrituras. Em outras palavras, um membro individualmente não pode fazer isto fora da esfera de autoridade de Soriano. Isto pode ser observado pelo seu programa de TV, uma espécie de exposição das Escrituras onde sempre é ele o preletor das interpretações bíblicas. Eu também tenho falado com muitos membros desta seita e tenho tentado perguntar algumas coisas sobre suas doutrinas e práticas, mas eles sempre recusam responder e falam para procurar o seu fundador.

ENSINOS BIZARROS E NÃO BÍBLICOS

Eli Soriano ensina que Deus não sabe de todas as coisas.

Para Eli, Deus não sabe o dia do julgamento; mas Soriano sabe e prediz que o mundo irá acabar em 2010.

Ele ensina que Deus não está presente em todos os lugares (isto é, Deus não é onipresente).

Ensina que Deus não é um.

Eli se apresenta como um deus.

Cristo como o salvador dos homens não estava no plano original do Pai; mais foi enviado como um gesto voluntário do Filho em uma suposta “convenção no céu envolvendo os três, isto é, Deus o Pai, Filho e o Espírito Santo”.

Ensina que Cristo pecou uma vez.

Ensina que os apóstolos estavam propensos ao erro quando ensinaram o evangelho; porém Soriano afirma que ele pode responder a qualquer questão.

Acredita que há somente um apóstolo com o nome de Tiago, em vez de dois como a Bíblia descreve.

Mulheres não foram criadas a imagem de Deus, somente os homens.

Mulheres não entrarão no céu a menos que se tornem como homens, e de homens em deuses.

Insultos pessoais, crimes e outros tipos de degradações humanas são praticadas livremente e até encorajadas a todo o momento, até mesmo durante os cultos, da mesma maneira que cobiçar de acordo com o que eles pessoalmente pensam dessas pessoas, jovens ou velhos da mesma maneira. http://www.geocities.com/bro_eliseo_soriano/mura.htm

Ele até mesmo proíbe seus membros se casarem (veja I Timóteo 4.1-3).

Pratica conversa com os mortos bem como com Deus.

http://www.geocities.com/bro_eliseo_soriano/speakingwith.htm


SORIANO APROVA A HOMOSSEXUALIDADE

Soriano ensina que o comportamento homossexual não é abominável na visão de Deus.

A Bíblia condena o pecado da homossexualidade (Romanos 1.24-32). Homossexualidade é moralmente repreensível e repulsivo.

Os membros da igreja mais próximos de Soriano: seus escritos contém tantos detalhes sobre a conduta homossexual de Soriano que você não pode negar que eles sabem de uma grande porção de coisas por trás dos bastidores.

Soriano tem uma conta conjunta com outro homem, o qual ele mesmo confirma e admite que não há nada de errado com isto.

Fonte dessas informações:

http://www.geocities.com/bro_eliseo_soriano/homo.htm

Soriano ataca outras igrejas para fazer a mesma coisa, isto é, usar muitos nomes, o que é isso? Uma omissão?

Diz Soriano: “É evidente que a organização que conhecemos hoje como Testemunhas de Jeová, usou seis diferente nomes. Isto somente prova sua definitiva necessidade de direção e firme disposição… E isto também tem sido feito por diferentes religiões aqui neste país. Eu li uma vez de uma organização particular, que ela tinha se registrado como igreja do todo-poderoso. Depois de muitos anos eles decidiram mudar para iglesia de dios? Entretanto, sua petição foi negada, visto que já haviam muitas organizações com o mesmo nome…Vocês sabem o que eles fizeram? Eles mudaram o nome para o inglês. Ele mudaram para “Church of God” e sua petição foi aceita. Essas são algumas ilustrações, meus seguidores, de provas que a escolha de um nome, que servirá como o nome oficial de uma organização foi somente motivada por motivos excusos.”

CONCLUSÃO

Eli Soriano é um pseudoprofeta. Tal como a igreja católica (que Soriano critica) que está indo em linha reta para a perdição, assim está sendo com a seita de Soriano. Tal como as Testemunhas de Jeová, Soriano nega que Jesus Cristo é o Deus Todo-Poderoso. Em vez disso, ele ensina que Jesus é somente um “deus”. Ele nega o salvador Jesus, ensinando que somente os membros de seu grupo religioso serão salvos na segunda vinda de Cristo. Ele nega a divindade do redentor. Tragicamente eu tenho lido muitas palavras de apoio a ele em fóruns na internet, de suas iludidas vítimas.

Eli Soriano está levando multidões para o inferno com ele. O povo Filipino em particular está sendo vitima de uma enganação demoníaca porque eles são ingênuos e crêem em quem se apresenta como amável e agradável. Esta está sendo a razão de sua ruína. De firma triste a maior parte do povo filipino é desgraçadamente ignorante em relação à Palavra de Deus.

O problema é que as pessoas “dizem” que acreditam na Bíblia; mas não a estudam. A maior parte das pessoas não sabe nada sobre a Bíblia, exceto o que tem sido ensinado pelos HOMENS. Você precisa ler a Palavra de Deus por você mesmo. Veja o que Jesus disse em João 5.39… EXAMINAIS AS ESCRITURAS! Você tem feito isso?

Traduzido por Edimilson de Deus Teixeira
Fonte: Site Jesus is Savior
Por David Stewart

Fonte do texto A Igreja de Deus Internacional – Eliseo Soriano: CACP

 

0 Responses to O Caminho Antigo. Um herege na TV

  1. maartenDeiters sê:

    Não gosto de julgar, mais acredito que como disse Meu Senhor Jesus, Não se mete com o Espirito Santo, pois seras condenado.. Ele , este senhor das Phillipinas, se meteu, vai ter que arcar com as consequencias, numé? Na Paz do Senhor…

  2. fabio sê:

    Em primeiro lugar agradeço a Deus por haver homens com coragem de desvendar e desmascarar este pseudoprofeta, pois tenho visto homens de Deus concordando com ele (eli) e crendo fielmente em suas heresias. tenho visto ímpios dizer que não entram mais em uma igreja pois descobriram que os pastores estão enganando o povo. pensei comigo quem dará conta destas almas? enfim espero que Deus haja e faça justiça. fique na paz de nosso Senhor e salvador Jesus, O Todo Poderoso.

  3. Antonio Valmir Torres sê:

    Eu tenho acompanhado esse homem, as fico assustado , porque ele ignora as escrituras , tenta explicar mas, fica confuso, eu acredito na palavra de Deus , somente na Bíblia que é a verdadeira palavra de Deus.
    Precisamos tomar cuidado com certos pregadores, já não bastasse a igreja católica que está levando as pessoas por um caminho totalmente errado.
    Amo ao Senhor Jesus meu verdadeiro e único Salvador !

  4. Natanael sê:

    Edmilson, parabéns pela pesquisa e pelas informações. Recentemente estava assistindo esse camarada em casa, e meu coração o repulsou porque meu espírito não testificou com o espírito dele. Em casos assim há sempre algo errado.
    De novo obrigado. Repassareu essas advertências para minha igreja. Natanael

  5. antonio sê:

    edmilson, procure tambem pesquisar a vida de outros grandes lideres evangelicos ou pseudos, no brasil e no mundo para sabermos as suas historias, pois quanto mais soubermos menos teremos chance de sermos enganados.amén.

  6. Noeli sê:

    Sera que as pessoas nao percebe que esse cara (Eli) fica o tempo todo falando mal dos pastores,só isso ja basta para perceber que ele é falso,e ainda tem coragem de avisar o povo dos falsos pregadores, se ele é o proprio. Tem que tomar cuidado com os falsarios. O caminho é estar com JESUS,e na duvida pedir a ele que mostre o caminho certo.Ele é a luz da Salvaçao. Amem

  7. Josué sê:

    Vejai-vos só, eu não estou defendendo o tal Eli, nem vós precisais fazê-lo, mas eu vos convido a estudar com profundidade, somente na Bíblia: o que é o dízimo e então conhecerão os pastores. Quando descobrirdes a verdade vos sentireis sem chão para por os pés, mas lembrai-vos que CRISTO é a rocha. Amém.

  8. Daniel Tesch sê:

    O mais triste q falamos tanto sobre a perseguisão da midia contra os “evangélicos” sem mts argumentos, e esse página virtual “holofote” faz as mesmas coisas sem argumento concretos contra uma outra pessoas. Cuidado q vcs também podem estar manipulando a grande massa mal informada..

  9. MICHAEL sê:

    Me desculpe PAULO TEIXEIRA mas vc está totalmente enganado a respeito do Irmão Eli. Eu não conheço a vida pregressa dele mas tenho visto o programa e posso dizer q ele é um dos pregadores mais corretos q já vi pois ele se baseia unicamente na Bíblia e não tem medo de falar o q está errado no meio do povo q se diz ser de Deus. Se vc é mesmo um verdadeiro cristão iria concordar q o q ele diz é a pura verdade!!!

  10. Josué sê:

    Paz seja com todos vós.
    Amados e Cristo, somos muitos irmãos morando em casas separadas e de vez em quando aproveitamos para jogar pedra na casa do outro. Haverá o dia em que moraremos em uma só casa, com um só PAI. Então devemos derrubar as parades que nos separam e aqueles que verdadeiramente buscam a vida eterna, não falo daqueles que estão buscando a vida neste mundo, mas dos que almejam uma vida com Cristo, devem se ocupar em aprender a palavra de Deus, direto da fonte, a bíblia com orientação do Espírito Santo e não da torneira, para que não sejam enganados por aproveitaores, por falsos mestres ou falsos pastores. Deus seja convosco. Amém.

  11. Neste dia 18/02/2009, pude ver e ouvir o que eu chamo de absurdo, este cidadão tirando dúvidas de pessoas que acabavam ficando mais complicadas ainda. Senti na “alma” em ver um horário de tv sendo desperdiçado com coisa que não enriquesse o saber de ninguém, pelo contrário, este homem está “minando” o evangelho. Passaram meia hora falando sobre orar em pé. Se quem ora em pé é hipócrita, tentando explicar MATEUS 6.5, e, ainda ele citou Mateus 15.14 que diz se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova. Será que o sr. Eli não tem desejo de salvação para sua alma??? Fiquem na PAZ do SENHOR.

  12. francisco alves sê:

    Me; desculpem quando eu disse SENHOR e coloquei DEUS com letra minúscula por falta de atenção e com isto me fez voltar ao assunto. Todos sabem que nas escrituras estar á palavra de DEUS; e por acaso DEUS falaria atribuindo a ele mesmo por destruidor? Não conhecem quem é DEUS nem o que é; mesmo gostando de tudo que bom. Jesus mostrou para aqueles que o amaria fazendo a vontade do Pai. Ele mostrou para aquele que ouve; que quatro atos não podem atribuir a DEUS, porque ele atribuiu pro sedutor de todos. Ele disse: o diabo é mentiroso desde o começo; então este é o primeiro ato que não se pode atribuir a DEUS. E continuou dizendo quais são os outros três atos, dizendo: só vem pra matar; roubar; e destruir. Como podem dizer que DEUS vai destruir quando não é destruidor? DEUS nunca testou o ser humano, porque o conhece antes de forma. Então prestai atenção no que foi dito para aquele homem que levou seu filho pra sacrificar para saber que não foi DEUS quem testa. Repare o que disse aquele SENHOR que o testava. Agora sei que me amas e é temente a DEUS. Se fosse ele o DEUS que testou, dizia: sei que me amas e é temente a mim, mas ele disse: é temente a DEUS e me ama. Assim como dizem o dia começar ao entardecer; e diz o escrito: o grande luzeiro pra dominar o dia. Ora: então enquanto o grande luzeiro estiver presente é dia; e vem a tarde e entra a noite pra ficar aos domínios do pequeno luzeiro. Quem é filho do dia conhece o dia, mas que é filho da noite conhece a noite que a sua luz e seu dia escuro. O Pai único e seu filho Jesus são imortais e é ontem e hoje o mesmo.

  13. Josué sê:

    Paz seja convosco.
    Me desculpe Luiz, mas não vejo nada errado em passar meia hora falando sobre como orar, está na bíblia, o que não pode é o que está acontecendo nas igrejas com essa onda de curas e prosperidade, onde é lido um versículo e então passa-se mais de uma hora pregando sobre cura e prosperidade. Não é bíblico esse tipo de ensino. A cura, seja ela qual for, vem pela aceitação da palavra, bem como quebra de maldição e outras coisas mais. Cristo levou sobre si toda a nossa culpa e não prometeu que seríamos prósperos, mas que aqueles que verdadeiramente, quiserem segui-lo passarão por tribulações, perseguições e dores, físicas ou na alma.
    Que Deus abençoe a todos.

  14. lima sê:

    Eu confesso que estou muito preocupado com a ação deste “profeta”. em vez de se preocupar em pregar o evangelho que salva e restaura, ele fica mostrando “titulos ” de melhor confrontador. Aqui vai o meu recado para o “irmão” Eli, Prega a Palavra e pare com esta besteira de ficar se achando melhor do que os outros. Humilha-te porque vc é tão pecador como todos nós.

  15. João Candido sê:

    “”E Deus disse mais:Está cumprido: Eu sou o Alfa e o Ômega,o princípio e o fim.A quem quer tiver sede,de graça lhe darei da fonte da água da vida.Quem vencer,herdará toadas as coisas,e eu serei seu Deus.e ele será meu filho.Mas quanto aos tímidos,e aos incrédulos,e aos abomináveis,e aos homicidas,e aos fornicadores,e aos feiticeiros,e aos idólatras e a todos os mentirosos,a sua parte será no lago qua arde com fogo e enxofre,o que é a segunda morte”””………”DEUS FARÁ JUSTIÇA A TODOS AQUELES QUE PREGAM O SEU NOME EM VÃO”

  16. Elizeu Ramos sê:

    Isto e mais uma prova de que Cristo esta voltando, Jesus nos falou sobre falsos Cristo que apareceriam e enganariam, se possivel, os escolhidos. Precisamos estar atentos e firmas na Palavra de Deus como os crentes Bereanos para nao sermos enganados por pessoas inescrupulosas que mentem e usam de vas filosofias torpes para enganar pessoas menos esclarecidas ou mesmo neofitos na fe. Ja escrevi para o Pr Silas Malafaia para dar uma palavra a respeito das heresias que essa figurinha tem ensinado, principalmente sobre o dizimo, na qual ele acusa os pastores brasileiros de ficar com o dizimo das pessoas. Precisamos ler mais a biblia para nao sermos enganados por canalhas como esse.

  17. MICHAEL sê:

    Vcs estão com preconceito contra o Irmão Eliseo pq ele veio de outro país para falar as verdades que nenhum brasileiro teve coragem de falar, inclusive Silas Malafaia.
    Quem está sendo enganado são vcs que não veem que ele (Irmão Eliseo) está pregando corretamente a Palavra de Deus.

  18. Marcelo sê:

    Olá, minha dúvida é o seguinte: O novo testamento em geral condena a riqueza e o acúmulo de dinheiro. Mas a maioria das igrejas evangélicas insistem nesse tema (agora disfarçada com o assunto prosperidade). A maioria das igrejas então podem ser consideradas hereges por serem contrárias a tão nítido ensinamento cristão?. Note que eu não disse bíblico, eu disse cristão ou se quiser Paulino.
    Aliás paulo fala do princípio do véu em sua carta e diz que esse uso era por causa dos anjos. A maioria das igrejas também não se utilizam desse ensino e perceba não tem nada a ver com a época ele diz que o uso do véu é por causa dos anjos que são atemporais. Nossas irmãs não usam véu quando oram, posso então dizer que a maioria das igrejas e seus líderes que negligenciam esse PRINCìPIO também são hereges?
    Antes de respoder é preciso buscar ler os textos em seu original; não caia nessa de achar que o texto que vc tem em suas mãos contém a correta interpretação, não caia nessa. Me responda com textos originais.
    há, falar nisso vc sabe dizer quantas versões se pode encontrar da bíblia sagrada?
    mas o principal vc pode me dizer qual é a original? a mais certa? E o motivo de essa ser a mais certa?
    Abraço e
    Fiquem com Deus!

  19. Elizeu Ramos sê:

    Eu só lamento que existam pessoas que seguem a uma pessoa com um curriculum desses, ou seja: estelionatário, feiticeiro(pois a bíblia diz que o pecado de rebelião é igual ao de feitiçaria), vida sexual duvidosa etc. Essas pessoas não tem conhecimento da palavra de Deus ou gostam de ser enganadas ou mesmo não tem compromisso nenhum com Deus. Acho que uma pessoa compromissada com Deus jamais aceitaria esse falso cristo. Como pode uma pessoa montar uma igreja sem a bênção de uma autoridade eclesiástica reconhecida e respeitada, não é pastor e ainda fala mal dos pastores brasileiros, vc que é cristão no mínimo deveria se indignar de uma pessoa de outro país vir falar mal dos nossos pastores, dizendo que eles recebem o dízimo para proveito próprio, isso é um absurdo! Como um cristão aceita uma coisa dessas. Acredito que até haja exceções, mas existem muitos pastores sérios nesse país, homens de Deus que não merecem o título que esse cidadão quer trazer para os nossos amáveis e honrados pastores. Ele está parecendo satanista ou coisa parecida.
    Pra vcs que defendem a mensagem desse homem, leiam mais a bíblia, busque conhecimento na palavra para não serem destruídos e não irem ao vento de doutrinas e fábulas como alertou o nosso irmão Ap. Paulo.

  20. Rodrigo pereira sê:

    Eu estava assistindo o programa do eli soreano e fiquei assustado quando ele disse que deus da a verdade para um unico lider(esse lider e ele) , em outras palavras ele disse que a verdade so esta com um homem (pastor ) nessa terra e esse homem ou pastor e ele .
    ele fala mais ainda que nesse terra so existe um unico pastor e esse pastor e ele , mas sabemos que jesus e o verdadero pastor pois deu sua vida por suas ovelhas , so cai na labia de eli quem não conhece biblia .
    cuidado eli soreano e herege meus irmão.
    preste muito atenção no que ele fala analise e voces verão que ele e um falso mestre .

  21. peço permissão para para discoradar e dizer que tenho estudado desde os primeiros passos como conhecedor da palavra a uns 10 anos, tenho acompanhado as pregassões do Eli Soriano e suas opniões de maneira nenhuma remetem deturpação da Bìblia pelo contrário o fundamento biblico é uma caracteristica de seu ministério, o que me parece acontecer é uma blindagem aos pastores brasileiros que mais tem se servido das ovelhas do que servem a elas. o problema do Sr. Soriano é que ele toca nos temas mais polemicos e que incomoda os imperialistas lideres protestantes, tal como dizimo, as instituições religiosas em fim, essa repulsa ao criticado lider parece ter uma lógica financeira, aliás os pastores protestantes é que estão manipulando os fiéis não ensinam a verdade por que não as conhecem ou por falta de um bom carater, aliás o que tenho visto é que os lideres brasileiros mais se preocupam em montar verdadeiros impérios religiosos dependente de recursos cada vez maiores e sugam dos pobres o pouco que eles tem, ganham dinheiro cada vez mais usando a palavra de Deus, hoje vivem financiando viagens para israel enquanto tem ovelha passando fome em suas igrejas. eu lhes pergunto que diferença existe hoje entre católicos e protestantes, Lutero deve está se retorcendo no tumulo vendo onde o segmento protestante foi parar. eu não preciso nem falar da universal nem renascer por que me dá ância de vômito. por fim Cristo nada tem com esses manipuladore, Jesus não gastou um unico centavo pro seu ministério quando falavam em dinheiro logo ele mandava repartir aos pobres.o que é feito hoje é justamente o contrário com esses programas de tvs canais próprios, a igreja tira dos pobres e reparte aos ricosou vossas exelencia acham que os donos de emissorassão pobres. vamos nos libertar gente dessa corja, o povo de Deus não precisa dessa gente que vive do suor dos fiéis, se não temos bens lideres não precisamos deles precisamos apenas de Jesus ele é o caminho e nossas lideranças os obstáculos. não estou excluindo o Sr soriano dessa turma pois preciso estudar mais sua conduta. respondam me por mais duro que seja nós aprendemos com o extermos. que a paz de jesus esteja com todos nós!!!

  22. só corrigindo perguntei se os donos de emissoras, editoras de livros,emissoras de rádios em fim os meios de comunicação são pobres? e que nós aprendemos com os extremos!!!

  23. luciano sê:

    na palavra de deus esta escrito “julgai todas as cousas, retende o que é bom. ” 1 tes 5,21.
    mas temos que concordar em algumas coisas pois as igrejas tanto evangelicas como de outra linha estao pensando apenas em dizimos ofertas tratando a igreja do senhor jesus como uma empresa que precisa gerar lucro nao se preocupando em salvação das pessoas.
    se em alguns assuntos ele pode estar errado tudo bem. mas em RELAÇÃO A DIZIMOS E OFERTAS ELE ESTA CORRETO. OBS.: SOU DIZIMISTA E OFERTANTE, POREM NÃO GOSTO DE MANIPULAÇÕES QUE É O QUE OCORRE DENTRO DAS IGREJAS TRANFORMANDO DEUS EM UM DEUS DE TROCA. FICOU ENTENDIDO? AJUDAR NA OBRA TUDO BEM MAS AJUDAR PARA ENRIQUECER PASTORES, POIS É SO ELES QUE PROSPERAM NÃO.

  24. uma pergunta! como era os dizimos naquele periodo do antigo testamento? e quem foi o ultimo sacrificio? para entender a questão dos dizimos tem que se ter o minimo de conhecimento sócio-econômico daquele periodo, suas divisões, o modelo de sociedade, e os segmentos judaicos, que como em todo o sempre, existiam dentro de uma mesma religião várias tendências formas divergentes de organização doutrinária, por fim primeiro se deve estudar os conceitos geográficos em todas as suas áreas ai nós entenderiamos que o dizimo é ignorar a vinda de Jesus e sua morte!!mais como naquela época hoje tambem temos a já conhecida massa de manobra dos clérigos pobres ignorantes.!!!

  25. johnny sê:

    irmao a palavra diz que aquele difama seu proximo as escondidas o senhor destruira e aquele que usa de mentira nao permanecera em sua igreja sl.101 irmao cade seu carater de cristao vai n tv combater ele se e q vc diz a verdade ele fz um convite a quem quiser provar q ele diz mentira ou vcs estao encomodados com a verdade dos dizimos

  26. Márcio Alves sê:

    Irmãos em 1º lugar não estou defendendo o irmão Soriano, pois comecei a acompanhá-lo está semana e sinceramente por enquanto não vi nada de ruim. Porém deve ser muito bem estudado e analisado.
    2º O srº Paulo Teixeira foi bastante eficiente em levantar a ficha completa do Srº Eliseo Soriano, sugiro então que se levante também a ficha de Silas Malafaia e toda sua patota do Comerj, O ” Apóstolo ” Miguel Angelo ( este que o Malafaia alfineta e critica o tempo todo), R R Soares, Edir Macedo, etc.
    3º A grande verdade que está incomodando, não poderia ser outra ” O DINHEIRO ” , falou em dízimo e oferta até quem não é crente se mete. Irmãos é muito triste ver que não podemos confiar e UM homem sequer, pois alguns a tempos atrás traziam boas mensagens e ainda trazem, mais infelizmente já percebemos que foram dominados pelo dinheiro, soberba e ambição, para mim irmãos perdoem a minha ignorância, pois acho que O SENHOR JESUS CRISTO não quer ver ninguém passando necessidade, mais foi muito claro e simples quando disse ” NÃO PODEREIS SERVIR A DEUS E AS RIQUEZAS.” Uma vida regrada com um padrão de conforto normal basta, o que passar disso pode ser usado para ajudar outras pessoas, mais infelizmente o comercio de Bíblias, DVD’S, CD’S, VISITAS A ISRAEL, entre muitos, tiraram o foco do que verdadeiramente importa, JESUS CRISTO. Irmaõs são muitas pessoas, artistas, cantores principalmente se aproveitandos dos crente mais ingênuos para ficarem ricos e famosos. Fico por aqui pedindo aos irmãos que OREM SEM CESSAR, o mais possível, nas madrugadas, durante o dia, sempre que puderem, pois só o própio SENHOR JESUS CRISTO e o ESPÍRITO SANTO, podem nos orientar e nos dar o dissernimento, o conhecimento e a verdade.

  27. Josué sê:

    Paz seja com todos
    Ao Elizeu Ramos, digo: Se tú concordas que o dízimo é mandamento para os que estão na nova aliança, ou estás sendo enganado por não conhecer as escrituras ou estás enganando por não crer e está tirando proveito de algo que tú desconheces. Estude quais são os mandamentos da lei ( Moisés) e para quem e quais são os mandamentos da nova aliança (Cristo). Disse o apóstolo Paulo: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. I Coríntios 11:1.

  28. Josué sê:

    Elizeu Ramos, perguntaste o seguinte: “Como pode uma pessoa montar uma igreja sem a bênção de uma autoridade eclesiástica reconhecida e respeitada ?”
    Diga-nos onde está a orietação bíblica quanto a esta pergunta/afirmativa?
    Muito grato.

  29. Josué sê:

    Paz seja com todos vós.
    Ao Luciano, digo:
    Dízimo é mandamento da lei, não há em lugar nenhum no NT recomendação de dizimar. Veja o que dizem os versículos abaixo:

    Gálatas 3:10
    Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

    Gálatas 5:3
    E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei.

  30. luciano sê:

    paz em cristo.
    ao josue respondo.

    fico grato pela orientação. agora estou em paz sobre este assunto.

    obrigado.

  31. Marcio Macedo dos Santos sê:

    Sou espectador assíduo das pregacões do irmão ELi Soriano. E deixo claro minha discordância em relacão a distorção da bíblia, dita por vc, pelo irmão; pois todas as afirmações de Eli Soariano são fundamentadas e mostradas na bíblia.

  32. Mirna Quevedo sê:

    Não conhecia este Site até me deparar,pela tv,com declarações do irmão Iliseo dizendo absurdos e citando a Biblia,então fui na internet pesquisar e saber da onde vinda esse “caminho antigo”, não achei nada, só propaganda para conferencias,e,dando continuidade na pesquisa encontrei holofote e seu comentario. Para os mais criticos devo dizer que não basta ouvir, tem que se estudar a palavra pedindo sabedoria ao Senhor Deus para dar entendimento da mesma e dificilmente voce será enganado, quanto aos julgamentos de alguns leitores sobre pastores evangélicos interesseiros, acho que cada um deve fazer sua parte e deixar que deles jesus cuidará, pois a igreja verdadeira só na volta de Jesus, até lá não vamos encontrar ninguem perfeito, que isto nao nos afaste da casa do Senhor, pois a união faz a força E SEREMOS VENCEDORES NO CAMINHO DO SENHOR. ALELUIAS JESUS

  33. Mirna Quevedo sê:

    Nao disse anteriormente, mas vou dizer agora, adorei esse site e concordo com tudo que foi escrito por PAULO TEIXEIRA. Paz do Senhor irmão.

  34. Josué sê:

    Paz seja convosco, amados irmãos.
    Deixo-vos algo para reflexão.

    2 Timóteo 3:12
    E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

    Que Deus seja convosco.

  35. Lauro sê:

    Ninguém sabe a dimensão da SABEDORIA DE DEUS.Nosso REI, através do ESPÍRITO SANTO, nos deixou sua lei e seus estatutos. Os homens copiaram parte dos mandamentos e elaboraram suas leis e estatutos. O caminho para o SEU REINO está relatado no Livro Sagrado. Não há erro algum. Está completo e não carece de correção, de acréscimo ou subtração e o seu conteúdo É SAGRADO M E S M O. Assim como os nécios burlam a lei, o do nosso arquiinimigo, ele próprio continua agindo nos corações humanos para deturpar os ensinamentos do NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, o Deus da Justiça, Exclusivo, Suficiente e Único Salvador. Não há segredo algum para que não conheçamos a mensagem de Deus e o que ele quer de nós. A Bíblia é clara pelo ESPÍRITO SANTO. Com humildade, com o coração enternecido podemos nos alegrar no Deus VIVO. A alegria do SENHOR É NOSSA FORÇA. O ESPÍRITO SANTO, além de ser nosso consolor é nosso mestre, nos ensina ler e nos faz entender a genuina palavra do Deus VIVO. Meditando na palavra o ESPÍRITO SANTO flui em cada coração.A maioria dos leitores do mundo meditam nas palavras e frases de autores deste mundo secular, mas não se interessam em meditar, quanto mais ler as palavras de Deus, da Salvação. Parabéns ao autor e ao tradutor. Continue traduzindo para alertar e esclarecer as pessoas a serem salvas. Sabemos que nunca erradicaremos os mosquitos, mas podemos repelir os nocivos à nossa saúde Espiritual.Deus os abençoe a todos os internaltas. Mais que nunca, precisamos nos arraigar na palavra SAGRADA.

  36. rogerio barreto sê:

    Assisto frequentente o programa do irmão Eli Soriano e concordo com a sua pregação da verdade bíblica.Fui criado na Igreja, mas estava fora dela entristecido com o comércio que se tornou o Evangelho de Cristo onde o dinheiro é o deus de igreja de hoje.Mas agora retomei a fé e a confiança graças aeste homem usado por Deus.

  37. Bruno Barbosa sê:

    QUERIDOS IRMÃOS EM CRISTO!!!

    É SIMPLES DE ENTENDER:

    DEUS ENVIOU JESUS PARA PREGAR AS “BOAS NOVAS” E O ELI SORIANO VEIO PELAS PRÓPRIAS CONVICÇÕES PARA PREGAR “O CAMINHO ANTIGO”.
    QUAL CAMINHO VOCÊ DESEJA SEGUIR???

    EU ESTOU COM JESUS E NÃO ABRO MÃO DELE. E VOCÊ?

    A PAZ DE CRISTO A TODOS!

  38. JOÂO sê:

    LI A MATÉRIA COMPLETA E DESCOBRI QUE O IRMÃO ELI SORIANO É UM CARA EXTRAORDINÁRIO, PORQUE ELE FOI ATACADO IMPIEDOSAMENTE. PORQUE A INDIGNAÇÃO?

    PORQUE ELE FALOU QUE CRISTÃO NÃO É OBRIGADO A DAR O DÍZIMO?
    MAS NÃO É SÓ ELE QUE TEM A MESMA REVELAÇÃO VINDA DO CÉU, AQUI NO BRASIL NO BRASIL JÁ EXISTEM LIVROS ESCRITOS COM UMA RIQUEZA DE DETALHES SOBRE A MALANDRAGEM DA COBRANÇA DOS DÍZIMOS FEITA PELOS MERCENÁRIOS.

    EU MESMO FUI ENGANADO POR ELES UM TEMPÃO, ATE QUE CHEGOU O CONHECIMENTO VINDO DE DEUS E ME LIBERTOU, MAS VC TAMBEM VAI SER LIBERTO…ENTRA NO SITE E BAIXE O LIVRO PRA VC LER E SE LIBERTAR.

    OBS: NÃO SEI QUEM É O IRMÃO ELI SORIANO, MAS O POUCO QUE SEI ASSISTINDO ALGUNS PROGRAMAS DELE,JÁ POSSO CONFIRMAR QUE EXISTEM MUITAS MENTIRAS SOBRE ELE NESSE SITE…CUIDADO COM QUE OUVE IRMÃO,VAI CONFERIR SEMPRE,OK!

    PRA FINALIZAR, EU USO AS MESMAS PALAVRAS DO AUTOR:

    O problema é que as pessoas “dizem” que acreditam na Bíblia; mas não a estudam. A maior parte das pessoas não sabe nada sobre a Bíblia, exceto o que tem sido ensinado pelos HOMENS. Você precisa ler a Palavra de Deus por você mesmo. Veja o que Jesus disse em João 5.39… EXAMINAIS AS ESCRITURAS! Você tem feito isso?

    OBRIGADO PELA OPORTUNIDADE, ABRAÇOS!!!

  39. rogerio barreto sê:

    Queridos irmãos este caminho antigo de que Soriano fala não foi inventado por ele mas recomendado pelo próprio Deus em Jeremias 6.16:”Perguntai pelo caminho antigo”.Será que a maioria das igrejas de hoje não deveriam voltar ao antigo caminho de Deus?Lembrem-se do que Jesus disse:Voltem a prática do primeiro amor e das primeiras obras.É verdade que o Evangelho são as Boas Novas,mas também é verdade que muitos se esqueceram destas verdades e são convidados a novamente entrar pelo caminho antigo que é o nosso Senhor Jesus Cristo o unico e verdadeiro Caminho que leva ao Pai.

  40. isaias macapa sê:

    O programa O Caminho Antigo, exibido pela CNT, dirigido pelo filipino Eliseo Soreano
    diz que todo o homem um dia ira morrer estaria isso serto.e quando fala sobre o livro de marcos que o ultimo capitulo foi alterado?

  41. JOÂO sê:

    ANTES DA LEITURA, O HOLOFOTE RESPONDE: O artigo escrito por João (livejoao@hotmail.com) está disponível para quem quiser ler. Devido o número enorme de pessoas que estão escrevendo para o HOLOFOTE, emitindo suas opiniões em diversos assuntos, há uma fila enorme de comentários que ainda precisam ser aprovados, pois o editor de BLOG (PAULO TEIXEIRA) tem que ler cada comentário (um a um) para impedir que comentários contendo fofocas, palavrões, acusações, heresias e similares venham ser aprovados.

    Peço compreensão de cada leitor que opina para que tenha um pouco de calma, pois os comentários que não estejam enquadrados nos itens em negrito (acima), serão aprovados.

    LEIA O COMENTÁRIO ABAIXO.

    obrigado sr paulo teixeira por não aceitar meu comentário de ontem…isso mostra que o site e tendencioso,não tem compromisso com o debate e a verdade…é mais um site que só aceita ouvir aquilo que agrada seus ouvidos,infelizmente.
    o sr só não deixou que o povo pudesse pensar, analizar, refletir, e ver se esse seu comentário é verdadeiro ou mentiroso e assim fazer o povo engolir guela a baixo o seu pensamento. será que hoje pregar preceitos da lei é coisa de cristão,? E por causa disso que a igreja de JESUS teve 2000 anos para conquistar o mundo e não conquistou,erros ,doutrinas de demonios,pregação da lei em tempo da graça e jeitinho brasileiro não dão certo com JESUS.quanto a dizimos certamente o povo vai ter o entendimento e vai abrir seu olhos parar de financiar os desejos pessoais de pastores.acautelaivos dos cães..quem são os cães? isaias 56.11.sabe o que é engraçado?
    E que ainda dizem, tem que ter conhecimento…o povo sofre por falta de conhecimento, etc. lá em isaías está a explicação..56.11 olha só o que diz:

    E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores QUE NADA COMPREENDEM; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.

    será que não estamos cheios de exemplos de igrejas assim em nossa sociedade, ou eu estou distorcendo a palavra pra que o povo não seja abençoador dos desejos desses pastores.

    Filipenses
    3:2 Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão;
    Apocalipse
    22:15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a MENTIRA.
    eu nem sei porque estou insistindo com isso porque talvez seja em vão, a bíblia diz:

    :Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.

    não é engraçado…Jesus disse:acautelai-vos dos cães, mas o povo não sabe quem são os cães…que tristeza…se eles tivessem conhecimento, também não dariam dízimos..

    O DIZIMO NÃO É CONTRIBUIÇÃO CRISTÃ, ELE COMEÇOU A SER COBRADO NO ANO 600 D.C PELA IGREJA CATÓLICA E PASSOU PARA OS ‘ENTENDIDOS’ EVANGÉLICOS.

    EU FUI UM AVISADO DA BÍBLIA, NÃO SABIA NEM JOAO 3;16, ERA FIEL NOS DIZIMOS…DEPOIS QUE PASSEI A SER UM DOS ‘MUITOS DESAVISADOS’ PAREI DE DAR E GANHEI O CONHECIMENTO QUE VALE MAIS QUE OURO.

    seja mais um dos muitos desavisados e procurem no google , o dizimo e a graça vejam o que aparece.

    obs: se tiver coragem aceite o comentário, permita com que o povo TENHA CONHECIMENTO .

  42. Mailson Dias sê:

    Obrigado pela pesquisa,ou, a ficha do cara…Eu assisto o programa diariamente,nao vi nada de errado,mas…
    O que acho,tem muitos pastores incomodados com esse sujeito,e,faz um favor a nos todos:se conseguiu puxar a ficha de um cidadao la das filipinas, quanto mais poderia as fichas desses pastores do Brasil.Faz esse esforço,acredito que nao tera muito trabalho.Estou no aguardo.
    Mensagem a todos:nao so escutem pregaçoes,mas pesquisem exaustivamente.Um abraço!!!!!!

  43. angel sê:

    Li alguns comentários, e vejo que no mundo cristão há muita mitologia , idolatria e confusão, infelizmente, e muita mentira. É muito fácil se dizer, cristão ou evangélico. Nunca ouve na história humana tantos lobos , impostores, falsos profetas e seitas evangélicas como aqui no Brasil. Tira o dinheiro desses bandidos que assaltam o povo de cima dos pulpitos para ver se eles vão pregar o Evangelho. Vai pregar o Evangelho de graça na Africa, países mulçumanos,e viver lá, não os covardes vestidos de ovelhas ficam aqui enganando o povo, raça de víboras, falando de Jesus e fazendo comercio com música livros e bla bla bla espiritual,manipuladores de multidões e televangelistas preguiçosos, não mudou nada, a maldade se multiplica a cada momento, e a mentira é a melhor justificativa para seguir a Jesus.A salvação é individual e é preciso nascer de novo, provai os espíritos para ver se é de Deus. Jesus é o Senhor, Acordem .

  44. Tadeu sê:

    Ja era tempo de alguem falar a verdade por aqui, pois do jeito
    que a coisa caminha, JESUS esta virando empresa, basta ligar a TV e ver, meu Deus nunca vi tanta cara de pau assim desses
    pseudos-pastores pedindo dinheiro eu acho que o Ministério
    Publico deveria intervir em algumas igrejas, pois estã
    passando do limite, agora ja não é mais dizimo pedem 20%, e ninguem faz nada. Uma pena, precisou alguem vir de fora e nos falar a verdade.

  45. JOÂO sê:

    obrigado sr Paulo, o seu site já está nos meus favoritos.
    opiniões cada um tem uma,portanto independe o que é dito,o leitor é quem julga conforme sua crença, por isso dou opiniões. quanto ao segundo comentário só foi escrito porque eu não vi minha primeira opinião no site,mas vi a do sr ROGERIO e do sr ISAÍAS que escreveram depois. significa dizer que ele nao foi aceito em ordem cronológica e isto gerou um segundo comentário.
    outro detalhe é o e-mail que o site diz que é obrigatório e não seria publicado,não foi cumprida a promessa.
    sem mais, o site já está no meu coração como um site de debates, livre pra expor qualquer pensamento.
    quem ganha é sempre o leitor, parabéns e até a próxima.

  46. Ivani Cabral sê:

    Acabo de escutar o Eli falando sobre João 8.8.Ele afirma que a Bíblia possui versículos falsos.Em outra ocasião,recomendou que ao congregarmos em uma denominação, observemos a suposta
    riqueza dos pastores e bispos. Assisto,às vezes, só para ver
    como a ignorãncia impera entre os falsos mestres.São discimulados,caras de pau.Infelizmente, arrastarão milhões para a perdição.” Os perdidos serão como a areia do mar.Incontáveis…”

  47. Nazareth sê:

    Faça dos estudos da palavra, uma regra para aprendizado, e como um filtro de água, filtre, deixando pra trás o que é ruim, e contemplando o que é bom, mas lembre-se, a nossa mente só sabe aquilo que ela aprendeu. Conhecereis a verdade e a verdade, vos libertará. DEUS abençoe a todos.

  48. Drika - PARANÁ sê:

    Estou profundamente triste com a maioria dos comentários postados acerca do Bro Eli Soriano, desde o início estou acompanhando ele aki em Curitiba, e vejo os Dvds que ele entrega gratuitamente, e agora estamos tendo sessões de doutrinações. Em momento algum ouvi ele dizer que não acreditava em Jesus como o único caminho da salvação, também não ouvi ele dizer que o mundo irá acabar em 2010, ou seja, ano que vem; Ele não se apresenta como um deus, ao contrário, ele é muito humilde, como Deus se apresenta muitos pastores que acham que curam, mas quem cura é Deus e só ele; e que é um abusorudo este comentário: “Insultos pessoais, crimes e outros tipos de degradações humanas são praticadas livremente e até encorajadas a todo o momento, até mesmo durante os cultos, da mesma maneira que cobiçar de acordo com o que eles pessoalmente pensam dessas pessoas, jovens ou velhos da mesma maneira. http://www.geocities.com/bro_eliseo_soriano/mura.htm” pois quem fizer uma dessas coisas será expulso da Igreja depois que for membro; e que nos eventos há muita cordialidade da parte dele e de sua equipe; e que ele até mesmo proíbe seus membros se casarem (veja I Timóteo 4.1-3). é outra mentira, pois há membros casados lá dentro e há um tópico entre os estudos que sobre a família.
    Certo, 100% dono da verdade é obvio que ele não, é humano como todos aki (ou alguém se acha melhor que os outros?), então deve haver coisas erroneas em suas pregações, sim, pode haver, eu mesma não concordo com tudo o que ele diz, mas que ele procura fazer o melhor que ele pode para levar a Palavra ele faz, e sem pedir nada em troca!!! Apenas pelo amor ao próximo. Inclusive, ele incentiva a caridade…… algo tão mencionado no Novo Testamento e esquecido por algumas igrejas que só incentiva a ganhar… ganhar… seja ganancioso… etc…
    Enfim… qua a Paz do Senhor esteja conosco, e que a verdade logo apareça, tanto para o bem quanto para o mal!

  49. Josué sê:

    Paz seja convosco.

    A Lei consistia de: estatutos, mandamentos e ordenanças. A lei não era só os dez mandamentos, mas também dos ensinamentos de Moisés. Havia ordenanças de comportamento pessoal e interpessoal e também de práticas de cultos. Muitas dessas coisas já eram praticadas e observadas muito antes da Lei, tais como: dízimos, ofertas de animais e produtos das colheitas, coisas que eram praticadas pelos homens, havia também sacerdotes e nada disso era ordenado por Deus. Mas foi necessário que a Lei viesse aos homens, por meio de um povo escolhido e aquelas práticas passaram a fazer parte da Lei. A Lei foi necessária para que o pecado fosse revelado ao homem.

    Vejam:
    Romanos 7:7 Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.

    Tendo sido, o pecado, revelado ao homem, Cristo veio e sacrificou-se por todos para que fossemos livres do jugo da Lei, pois a Lei não aperfeiçoava, mas condenava. Cristo, nos salvou, nos libertou, nos restaurou à Deus. logo tendo feito tudo isto por nós, não seguimos à Moisés, mas a JESUS, O REDENTOR. JESUS cumpriu a Lei por nós e não deixou ordenança nenhuma de que deviamos cumprir a Lei nem parte da Lei. Por tanto, dizimar, guardar o sábado ou outra coisa qualquer ligada à lei, não faz parte da vida daqueles que fazem parte da nova aliança. GLÓRIAS À DEUS.

    Que Deus seja com todos vós.

  50. Xmag Magol sê:

    Nossa, estou em dúvidas em relação ao irmão Eli…

    Só pedindo confirmação ao Senhor nosso Deus, pois sou um pouco “cabeça dura”…

    Orem pela verdadeira identidade deste profeta, e que apenas os fracos sem palavra sejam enganados(ou nem eles)…

    Mas confesso que ele(Eli) citou umas coisas dificeis de compreender, mas depois confirmou tudo na bíblia….

    Mas que Deus me perdoe por escutar heresias se inocente e confuso posso ser(sou)…

    Que o Pai venha abrir nossos olhos com Tua verdadeira palavra(não que o Eli seja falsário)…

    Paz do Senhor Jesus Cristo…

  51. Xmag Magol - SP sê:

    Uma das confusões esclarecidas pela bíblia…

    “O fato de Jesus ser o Filho do Pai, mas não o Pai.”
    “E que apenas o Pai é Todo-Poderoso, Jesus é santo, mas é criado pelo Pai, pois quem é filho de “deuses” é um “deus”.”

    Que Deus venha falar comigo e abrir meus olhos e nos dar a verdadeira sabedoria…

    OBS.: Eli me convenceu da afirmação acima.
    Mas estou aberto a opniões…
    Se Eli estiver errado, vamos orar por ele(Eli)…
    Se Eli estiver certo, vamos orar por ele(Eli)…

    Ou seja, vamos orar por Eli…

    Paz do Senhor Jesus Cristo.

  52. Franciele - RS sê:

    Só tenho duas coisa a dizer:Eliseo Soriano é procurado pela interpol!
    e alguem que é fuguitivo pode pregar alguma coisa?!
    acho que não!

  53. Josué sê:

    Paz seja convosco e que o Espírito de Consolação e de sabedoria e de entendimento vos ilumine na Santa palavra de Deus.

    1 João 2
    – 26 Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam.
    – 27 E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.

    Por tanto se já estás em Cristo, não necessitais que alguém vos ensine coisa alguma, pois o Espírito Santo vos ensinará todas as coisas.

    As pregações que ouvimos são necessárias, pois nos fortalecem também, mas é melhor a água que vem da fonte. Amém?
    Deus seja convosco.

  54. EUDSON sê:

    E VC PAULO TEIXEIRA QUEM É … EM QUAL IGREJA VC SE REÚNE? E QUANTOS ANOS ESTÁ NA PRESENÇA DO SENHOR ? SABE BEM QUAL A HISTÓRIA DA SUA IGREJA E FUNDAÇÃO DA MESMA ? TEM ORGULHO EM SER MEMBRO DELA? ELA NUNCA CAUSOU NENHUM ESCÂNDALO ??? ELISEO SOREANO VAI PRESTAR CONTAS COM DEUS E VC TAMBÉM ENTÃO ORE PELA VIDA DELE, PARA QUE O NOSSO DEUS VERDADEIRO ATRAVÉS DA SUA MISERICÓRDIA O TOQUE E MUDE A VIDA DELE. JESUS NÃO VEIO PARA JULGAR O MUNDO ….E NÓS COMO FILHOS DE DEUS DEVEMOS SEGUIR O EXEMPLO DELE AJUNDADANDO AQUELES QUE PRECISAM DE ESCLARECIMENTOS QUANTO AO REINO DE DEUS E DE SUAS VERDADES ENTÃO NÃO JULGUEIS PARA PARA NÃO SERDES JULGADO MATEUS 7:1 MAS O AJUDE EM ORAÇÃO PARA QUE ELE POSSA TER MUDANÇA DE ATITUDE.(2 CORINTIOS 5:17)
    NO OBSTANTE DESTA SITUAÇÃO, DEVEMOS SEMPRE SEGUIR O CONSELHO QUE TEMOS NA BÍBLIA REGISTRADO NA PRIMEIRA CARTA JOÃO 4 VERSOS DE 1 AO 6.

  55. FERNANDO sê:

    meus irmão a paz e a graça de Deus seja com todos.tenho assistido aos programa do Soriano,e tenho visto e percebido que Jesus esta as portas.
    temos que ler e meditar e estudar mais e mais a palavra de Deus e buscar orientação do Espirito Santo.Jesus disse em (Mateus 24 tenham cuidado para não serem enganado) o Brasil tem se tornado um celeiro de FALÇOS PROFETAS termino dizendo como diziam os irmão do seculo primeiro (MARANATA ORA VEM SENHOR JESUS).

  56. rogerio barreto sê:

    M

    MEUS QUERIDOS ACUSAR E DIFAMAR UMA PESSOA É MUITO FÁCIL ATÉ AGORA
    EU SÓ OUVI APENAS PALAVRAS E NENHUMA PROVA CONTRA ELI SORIANO.
    NÃO FOI ESTA MESMA TÁTICA QUE USARAM OS FARISEUS CONTRA JESUS,PEDRO,PAULO E TODA A IGREJA DE CRISTO DURANTE A SUA EXISTÊNCIA?
    A VERDADE É QUE SORIANO TEM PREGADO CONTRA CERTOS ASSUNTOS QUE INCOMODAM ALGUNS “CRISTÃOS”,PRINCIPALMENTE AQUELES QUE TÊM ENRIQUECIDO COM O DINHEIRO SUADO DE SEUS MEMBROS.
    O ENGRAÇADO É QUE O APOSTOLO PAULO TRABALHAVA E SE SUSTENTAVA PARA NÃO SER PESADO A NINGUEM.POR QUE OS PASTORES NÃO SEGUEM SEU EXEMPLO?
    NOS PROGRAMAS EVANGELHICOS NA TELEVISÃO OS PASTORES COMEÇAM PREGANDO E DE REPENTE DIZEM:”PARA OBTER ESTA MENSAGEM COMPLETA EM DVD LIGUE AGORA E PAGUE EM X VEZES SEM JUROS” .SERÁ QUE NINGUÉM PERCEBE ESTE ABSURDO?JESUS FAZIA ISTO?
    SE ELES PODEM PAGAR MILHÕES EM PROGRAMAS DE TV (COM O DINHEIRO DOS MEMBROS)SERÁ QUE NÃO PODERIAM DISTIBUIR OS LIVROS E DVDS GRATUITAMENTE? O QUE ACONTECE COM AQUELAS PESSOAS QUE NÃO PODEM PAGAR PELAS SUAS MENSAGENS? SERÁ QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR A VERDADE?INFELIZMENTE COM ESSES LOBOS SIM.
    POR ISSO QUE CONCORDO COM ELI SORIANO QUANDO PREGA A GRATUIDADE DO EVANGELHO

  57. rogerio barreto sê:

    MEUS AMIGOS SE OS PASTORES PODEM PAGAR MILHÕES EM PROGRAMAS DE TV
    POR QUE NÃO PODEM DAR GRATUITAMENTE OS LIVROS E DVDS QUE VENDEM EM SEUS PROGRAMAS?SERÁ QUE O DINHEIRO PODE COMPRAR A VERDADE? INFELIZMENTE COM ESSES LOBOS SIM.POR ISSO CONCORDO COM SORIANO QUANDO PREGA A GRATUIDADE DO EVANGELHO.

  58. Elias Soares sê:

    Uma pergunta aos irmãos ; Se o dizimo é um mandamento da lei ´porque Abrão (que antecedeu a lei) deu dizimos ao sacerdote do DEUS ALTISSIMO Melquisedeque ?

  59. aparecido sê:

    meus irmãos tenho assistido varios dvds do irmão soriano e posso dizer que todas as criticas que aqui nesse saite se incontra não passa de mentiras e de pessoas mão informadas pois se realmente estudarmos a bilbia que e verdadeira palavra de DEUS não não se ficaria dizendo fofocas.(Irmãos estude mais a biblia tenha intimidade com DEUS ,Não com seus pastores atravez de dizimo, votos e curas pois e so o que eles sabem fazer). procure a verdadeira salvação que esta em JESUS CRISTO nosso Sasserdocio eterno .
    Que deus abençoe atodos em nome do SENHOR JESUS CRISTO.

  60. aparecido sê:

    me desculpe quando disse todas as criticas serem mentira e que naverdade as pessoas muitas das veses não conhece a pessoa e acaba creticando ( orem mais busque a DEUS que o nosso unico salvador).

  61. JOÂO sê:

    mais uma pergunta aos irmãos.
    antes da lei também praticavam a circuncisão e sacrificios de animais…porque só os dízimos que sobrevive até hoje?

  62. MICHAEL sê:

    DESCULPEM-ME A SINCERIDADE IRMÃOS, MAS…

    …QUEM NÃO CONSEGUE ENXERGAR QUE A MAIORIA (SENÃO TODOS) DOS PASTORES, PREGADORES, APÓSTOLOS, BISPOS, REVERENDOS…, NÃO ESTÃO INTERESSADOS NA SALVAÇÃO DA SUA ALMA E SIM NO SEU DINHEIRO, POIS TRANFOMARAM O EVANGELHO EM UM NÉGOCIO LUCRATIVO, É MUITO TOLO POIS NÃO CONHECE NADA DA PALAVRA DE DEUS.

    COMO PODE ALGUÉM QUE SE DIZ CRENTE, CRISTÃO, EVANGÉLICO, SEGUIDOR DE CRISTO, ESPIRITUAL, NÃO PERCEBER TAIS COISAS E AINDA CRITICAR O TRABALHO QUE O IRMÃO ELI ESTÁ FAZENDO. ELE ESTÁ DESMASCARANDO TODOS ESSES FALSOS PASTORES QUE SÓ APASCENTAM A SI MESMOS E ALGUÉM AINDA TEM CORAGEM DE CRITICÁ-LO.

    VOCES QUE FALAM MAL DO IRMÃO ELI ESTÃO COM UMA VISEIRA DE BURRO NOS OLHOS E NÃO QUEREM ENXERGAR NADA.

    ISTO É O QUE SE TEM POR AGORA!!!!

  63. MICHAEL sê:

    SR. PAULO TEIXEIRA,

    EU NÃO TE VI LÁ NO HOTEL GUANABARA NA EXPOSIÇÃO DA BÍBLIA DIAS 04 E 05 DE ABRIL (SABADO E DOMINGO)

    ESPERO QUE EU POSSA TE ENCOTRAR NO PRÓXIMO FINAL DE SEMANA NO HOTEL GUANABARA PARA QUE EU POSSA VER VC FALAR TUDO O QUE VC PESQUISOU AO VIVO E A CORES.

    FAZER ACUSAÇOES FALSAS PELA INTERNET É MUITO FÁCIL!!!

  64. Vinicius Michael - Paraná sê:

    Ola Caros Amigos Internet Ocupa muitas coisas…

    e defamar e muito facil. Ao menos meus amados sempre estive relatando isso em seus ensinamentos destacando – se erros visiveis na Igreja = Templo = Doutrina Humana. Não e melhor paramos de Hipocrisia e ganhar essas Almas que então por ai se perdendo ao inves de so se pregar properidade.

    E sobre a internet sou un dos desenvolvidores Da Ubisoft tenhu muito conhecimento sobre issu e qualquer Duvida e Biblia responte.

    Agredecimentos Vinicius Michael

    e Ficam na Paz do senhor de Senhor Jesus…

    Duvidas e so postarem ai pois eu ser apenas 1 ano de convertido garanto que tenhu muito mais experiencia doque muitos pastores fajutas por ai.

  65. Esalestroni - Rio de Janeiro (Bom Jesus Itabapoana) sê:

    A maioria critica o irmão Eli, por que ele é um homem de Deus que não tem medo de dizer a verdade. Ele nos mostra claramente a realidade do plano da salvação, nos ensina nos conformes da palavra de Deus, e nos mostra onde somos enganados pelos pastores de hoje em dia…

  66. Augusto sê:

    “Os Pastores estão tirando a lã da ovelhas em troca de pregações” Augusto

  67. Bom dia amados! Sou membro da Igreja Maranata e não pretendo de forma alguma migrar da minha igreja para outra, pois considero uma das melhores igrejas que estão na mídia atualmente, pois é séria, possui pastores simples e compromissados com a palavra de Deus, além de ajudarem seus membros e não explorá-los, gosto também da Assembléia de Deus do pastor Silas Malafaia, o que não concordo a respeito do Silas é sua vaidade e o excesso de comercio que este passou a fazer, além de sua língua um pouco grande e afiada, fora isso é um grande pregador, aliás sua pregação sobre aborto e células tronco foi excelente! Estive na apresentação da bíblia do srºEliseo Soriano e acompanho pela tv diariamente, aparentemente não encontrei nada demais apenas achei seus “funcionários” um pouco vaidosos na hora de sua entrada, mais gostei. Porém temos que tomar cuidado e pensar com calma, avaliar todas as situações e não nos empolgarmos porque tudo era grátis, pois pode ser “isca” para fisgar os inocentes e apressados. Gostaria de falar agora ao srº Paulo Teixeira e aos pastores do Rio de Janeiro, eu particularmente gostaria muito de acreditar nos brasileiros e como disse o irmão acima não vi ninguém(pastor famoso) nem o Paulo Teixeira lá na exposição, questionando nada e muito menos defendendo o povo carioca e brasileiro desse possível herege e impostor, e isso infelizmente só comprova o que o próprio Eliseo Soriano diz: Que os pastores brasileiros só estão interessados em nosso dinheiro. Porque não tinha ninguém de “peso” lá??? No próximo sábado e domingo haverá outra exposição no mesmo Hotel Guanabara, sábado às 13h e domingo o dia todo, sábado se Deus quiser estarei lá p/ tentar na minha muita ignorância encontrar heresias e coisas deste tipo, que pessoas que são muito mais preparadas e capacitadas do que eu deveriam estar fazendo, em vez de ficarem criticando pelo computador e na hora da “batalha” colocam o galho entre as pernas e não aparecem ( como disse a própria tradutora do srº Eli). Chamo atenção dos pastores sérios deste Estado para irem até lá p/ ver como as pessoas clamavam p/ o srºEli abrir uma igreja aqui no Estado. Senhores não deixem que Eli soriano pregue sua “possível heresia” em nossa sociedade, não façam igual os políticos deste país fazem, nos abandonam sempre nos deixando à mercê dos que não prestam, e se preocupando apenas com seus umbigos. Não se esqueçam que ” O mal só se desenvolve quando homens de bem nada fazem p/ impedí-lo. Que Deus abênçõe a todos!

  68. Marcos F.Costa - Bahia sê:

    Acabei de ouvir um programa de Eli que fala sobre o dízimo.”o dízimo não é lei, foi instituído para os Israelitas daquela época” (palavras de Eli).Ele perguntou as ouvintes:” Vocês são israelitas?”. Nessa linha de raciocínio eu pergunto: Os Dez mandamentos foi dado a Moíses para o povo que estava com ele(Israelitas).É nossa obrigação seguí-lo? Para aqueles que acreditam que o assunto dízimo pertence só ao Velho Testamento. Mt 23:23.Falar que falsos profetas pregam que se deve dar dízimo é uma estratégia popular para ganhar adeptos, pois,quem não quer ser legitimado e desobrigado dessa ordenança?

  69. cassiadoretto - São Paulo sê:

    cassia diz
    estou dando gloria a Deus,a cada momento estou maravilhada com o Poder de Deus,pois ELE,esta trazendo a luz todas as coisas,desde eli,estou orando para o Senhor desmascara-lo,gloria a Deus,Aleluia

  70. rogeriobarreto sê:

    MEUS AMIGOS DA INTERNET VAMOS VOLTAR AOS ASSUNTOS DOS DIZIMOS.
    PARA AQUELES QUE TENTAM JUSTIFICAR A PRÁTICA DE DÍZIMOS HOJE USANDO O CASO DE ABRAÃO(QUE VIVEU ANTES DA LEI),CONSIDEREM ALGUNS DETALHES:
    ABRAÃO NÃO DEU DIZIMO DOS BENS QUE POSSUIA,E SIM DOS DESPOJOS DA GUERRA AO RESGATAR SEU SOBRINHO LÓ.LEIAM GENESIS CAP 14 E VERAM QUE OS BENS EM QUESTÃO NÃO ERAM DE ABRAÃO,MAS DAS CIDADES DE SODOMA,GOMORRA(v11).
    ABRAÃO NÃO DAVA DÍZIMOS REGULARMENTE,POIS ESTA FOI UMA SITUAÇAO ESPECÍFICA.DEPOIS DISTO NÃO HÁ MENÇÃO DE ABRAÃO DANDO DÍZIMOS NOVAMENTE.SE QUISER SE COMPARAR COM ABRAÃO E DAR DÍZIMO,MUITO BEM! FAÇA ISSO E APENAS UMA VEZ COMO ABRAÃO FEZ!

  71. Josué sê:

    Paz seja com todos vós
    Ao Sr Marcos F. Costa,
    Mateus 23:23
    Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a miseri- córdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

    Agora vejamos
    Mateus 5:17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

    1 – Na situação em que Jesus disse Mateus 23:23, ele estava como cumpridor da lei, conforme Mateus 5:17, portanto não podia negar nenhum ítem da lei, até porque os acusadores procuravam ocasião, algum deslize seu para condená-lo.

    2 – O que ele disse em Mateus 23:23, disse aos escribas e fariseus. Feito isto, pergunto: Tú és escriba ou fariseu?

    3 – O dízimo foi instituído para sustentar os levitas, se em tua igreja há algum descendente da tribo de Levi que trabalha somente na igreja, então dê o dízimo para sustentá-lo, mas estejas tú ciente de que deverá cumprir toda a lei, do contrário:
    Gálatas 3:10

    Não te culpo pelo teu modo de pensar, mas vós fostes ensinados assim e assim não ousais questionar porque tendes medo de Deus, mas digo-vos que deveis temer a Deus conhecendo a sua palavra, não pela boca daqueles que vos ensinam mas pela voz de Deus.

    Malaquias 3:6-10, causa pavor em todos os que não conhecem a palavra que liberta. Malaquias 3:6-10, condenava muito antes de Cristo nos libertar e continua condenando muito tempo depois do sacrifício de Jesus.

    Fiquem em paz.

  72. JOÂO sê:

    completando sobre os dízimos:

    Romanos 8:1 ¶ Agora, pois, já NENHUMA condenação há para os que estão em Cristo Jesus.

    SOBRE O TERRORISMO QUE OS MERCENÁRIOS FAZEM SOBRE O DEVORADOR QUE VAI TE DESTRUIR SE NÃO DER O DÍZIMO,JESUS DISSE:

    Lucas 10:19 Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre TODO o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.

    VEJA AMIGOS QUE NO ANTIGO TESTAMENTO SÓ DEUS PODERIA REPREENDER O DEVORADOR, AGORA VEM JESUS E DEU AUTORIDADE PRA REPREENDER NAO SÓ O DEVORADOR COMO TODO, ATENÇÃO, JESUS DISSE ,TODO O PODER DO INIMIGO. ENTÃO CREIA NISSO E SE APEGUE A JESUS QUE NÃO TEM PRA DEVORADOR , CORTADOR MIGRADOR ETC..MERCENARIOS ETC…

  73. rogeriobarreto sê:

    OLÁ ABENÇOADOS,QUERO DIZER AO AMIGO JOSUÉ QUE ESTE FOI CLARO E CORRETO NAS SUAS AFIRMAÇÕES.JESUS NOS LIBERTOU DA MALDIÇÃO DA LEI,INCLUSIVE DO DEVORADOR DESCRITO EM MALAQUIAS 3.11.LEIAM DEUTERONOMIO 28.38 ONDE O DEVORADOR OU GAFANHOTO ERA PARTE DA MALDIÇÃO.NÓS HOJE NÃO PRECISAMOS DAR DIZIMOS PARA QUE DEUS REPREENDA O DEVORADOR,POIS JESUS JÁ FEZ ISTO AO MORRER POR NÓS.
    NEGAR ISTO,É NEGAR A SUFICIÊNCIA DO SACRIFÍCIO DE CRISTO NA SUA VIDA.É A MESMA COISA QUE DIZER:”OLHA JESUS EU SEI QUE O SENHOR MORREU POR MIM E ME LIBERTOU,MAS POR VIA DAS DÚVIDAS,VOU DAR O DIZIMO PARA QUE O INIMIGO NÃO ATAQUE MINHA VIDA.”

  74. Luiz Carlos sê:

    Sou diácono da Assembléia de Deus há mais de vinte anos e também tenho assistido aos programas deste Irmão Soreano. Claro está que muitos de nós tropeçamos em alguma palavra; mas, cá entre nós, a Bíblia afirma que muitos utilizam a Palavra de Deus como causa de ganho. Também está escrito que o amor ao dinheiro é a causa de muitos males. Se o mundo atual é capitalista, como poderemos encontrar HOMENS QUE NÃO SÃO SÉRIOS e SEM COMPROMISSO COM A VONTADE DE DEUS dizerem a verdade a respeito do DÍZIMO, se isto implica em diminuição nas arrecadações que fazem para os seus bolsos? É evidente que continuarão a pedir o dízimos dos irmãos, mesmo que tenham recebido revelação da parte de Deus neste assunto. Preferem amar mais o presente século e as riquezas temporárias do que viverem em fidelidade a Deus que significa em renúncia ao dinheiro.

  75. Luiz Carlos sê:

    A RESPEITO DA SALVAÇÃO ETERNA, muitos cristãos sofrem porque não acreditam no que afirmou o Senhor Jesus Cristo: que a sua salvação durará para sempre. Tenho visto que é mais fácil o crente acreditar no que muitos pregadores dizem, do que aceitar de bom grado o que está escrito na Bíblia. Infelizmente tem uma boa parte de crente em Cristo Jesus que desconhecem o que Cristo fez (pretérito perfeito) por eles. Desconhessem que morreram com a morte de Cristo e ressuscitaram com Cristo para uma vida que não pode murchar. Se a salvação pudesse ser perdida, não seria eterna. Muitos confiam em sua carne e dizem que se eles não vigiarem não serão salvos. Isto se dá porque receberam o senhor Jesus pela fé (de Cristo) e acabaram pela carne, tentando se justificar com sua atitudes carnais. Já ouvi alguns líderes eclesiásticos dizerem que alguns pastores sabem que a slavação é eterna e não podem ser perdida, mas eles preferem ensinar às ovelhas que a salvação pode ser perdida para que os crentes permaneçam firmes na igreja. Mas o que esses líderem desconhecem é que o “tiro sai pela culatra”, pois encontramos muitos crentes afastados da comunhão da igreja, e estes, sem exceção, pertencem ao grupo dos que crêem que a salvação pode ser perdida. Já os que tiveram a revelação em Cristo da salvação eterna (que não tem fim), mantêm-se firme com o seu Senhor, “porque são mais gratos, e o amor é forte como a morte e duro como a sepultura o ciúme”. Nada pode separar esse cristão de sua comunhão com o seu Senhor. Ele sabe que o Deus eterno é poderoso para guardar a vida dos que nEle confiam até o dia do Senhor.

  76. rogeriobarreto sê:

    MEUS AMIGOS EU PARTICIPEI DA EXPOSIÇÃO DA BIBLIA AQUI NO RIO DE JANEIRO NO DIA 11/04/09, E CONFESSO QUE NÃO OUVI O IRMÃO ELI DEFENDER O HOMOSEXUALISMO OU NEGAR A DIVINDADE DE JESUS COMO ESTA AFIRMADO NESTE SITE,PELO CONTRÁRIO,O QUE VI FOI UMA REUNIÃO DE LOUVOR E ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS.
    HOUVE UM MOMENTO EM QUE SORIANO CONVIDOU PASTORES QUE ALI HOUVESSEM,E QUE DISCORDASSEM DE SEUS ENSINAMENTOS,PARA SE MANIFESTAREM E FALAREM ABERTAMENTE.CONFESSO QUE FIQUEI DECEPCIONADO COM A AUSÊNCIA DO SR PAULO TEIXEIRA,POIS ESPERAVA QUE ESTE FALASSE AO VIVO AQUILO QUE DIZ DE SORIANO NESTE SITE E QUE PROVASSE SUAS AFIRMAÇÕES, POIS DO JEITO QUE ESTÁ FICAM PARECENDO CALUNIAS.FAÇO O CONVITE AO SR PAULO TEIXEIRA E AOS COLABORADORES DESTE SITE QUE APAREÇAM NESTE FINAL DE SEMANA(18-19 DE ABRIL)E QUE DIGAM A ELI SORIANO AQUILO QUE DIZEM NESTE SITE.ESPERO VOCES LÁ

  77. Maria sê:

    Meu caro pastor, engraçado como existe um corporativisto. Pois mesmo sendo evangélica veja que vcs são coerentes naquilo que lhes convêm (o bolso). Que pastor pregaria como João Batista, ou Paulo, que simplesmente se preocupava com a salvação.
    Infelizmente a grande preocupação das MEGA CONGREGAÇÕES é o dízimo e ofertas do participantes. Temos Macedo/ trilionário. R.R que faz a mesma linha com descrição / e outros que não se importam com as viúvas/ órfãos e sua membresia que tem passado necessidade.Preferem gastar milhões em programas de tv, com o dinheiro de dízimo de milhares de assalariados, do que realmente pregar a verdadeira religião. Cadê o amor? Não acredito que vcs estejam embuidos deste amor em Cristo. teria muito mais coisas para falar, porém, sei que vcs irão prestar contas ao Senhor. Quem se habilita a investivar a vida de macedo/RR/Silas e outros, que tem política na veia. Só Deus para dar Graça aos humildes.

  78. sergio valle sê:

    A PAZ IRMÃO PAULO TEIXEIRA. GOSTARIA DE LHE DIZER QUE, MUITAS DAS COISAS QUE SÃO FALADAS PELO ELI SÃO BILBICAS E GOSTARIA QUE O ESPITIO DE CRISTO TE REVELASSE.
    JESUS É IGUAL AO PAI EM TUDO EXCETO EM SOBERNIA ESTÁ SO O PAI TEM.
    O PAI TEM O SEU ESPIRITO QUE FOI DADO AO FILHO QUE NOS DÁ DO SEU PRÓPRIO COMO CONSOLODOR(ANIMADOR)
    SOBRE A TRINDADE ESTÁ É UMA DOUTRINA QUE A IGREJA PRIMITIVA NÃO CRIA. CITE APENAS UM VERSSICULO EM QUE O ESPIRITO SANTO É TRATADO COMO DEUS.
    ALÉM É CLARO DE DEUS TER 7 ESPIRITOS.
    ISTO NÃO É PARA DEBATE POIS A PALAVRA DE DEUS NÃO É PARA ISTO. MAIS É COM MUITO AMOR QUE LHE DIGO QUE NÃO BASTA LEVANTAR A MÃO PARA SER SALVO, É NECESSÁRIO CORRER A CARREIRA ATÉ O FIM. SE TORNAR VENCEDOR E VESTIR-SE DE LINHO FINISSIMO, QUE SÃO OS ATOS DE JUSTIÇA DOS SANTOS.
    FORA QUE A NOIVA É QUEM SE ATAVIA.
    NÃO ESTOU DEFENDENDO O ELI POIS NEM O CONHEÇO, MAS A PALAVRA DA VERDADE.
    GRANDE ABRAÇO E QUE O SENHOR DEUS O ABENÇOE.
    VOCE É SACERDOTE REAL.

  79. lino sê:

    Caro colunista, infelizmente tanto pessoas citadas como o Eli Soriano e talvez, voce, acabam dizendo meias verdades ou coisas que os convém, agora o que convém a Deus?
    Nos livros de Ezequiel,Isaias, Malaquias cap 2, Oseas e outros somos aalertados quanto aaos sentinelas que dormem, quanto aaos pastores caes,que ficarao de fora do reino de Deus.
    Deus diz que enviaria alguem para cuidar das suas ovelhas, este é Jesus que diz que Ele e o Pai fariam morada dentro de nos.
    Os homens nos ensinam seguir o curso do proprio adao que caiu e nao do novo adao que nao pecou.
    Na tua pagina tem muita merchan, de livros de alto ajuda talvez, porem a bliblia por si mesma se explica. Nos orienta no casamento, saude,familia etc….
    Me respondam por gentileza.
    A palavra de Deus diz: Sai dela povo meu! Mandando para onde?
    Eu sou Templo do Espirito Santo, que me guia e me conduz, embora relete a voz do Espirito, mas enquanto meu homem exterior procura a corrupçaõ o meu homem interior se renova, pois eu luto e Deus ama aaquele que luta, até que Ele venha assumir a batalha.
    Resista ao diabo e ele fugira de ti.

  80. Sandra sê:

    Tenho assistido ao programa O Caminho Antigo esporadicamente e achei algumas colocações interessantes, mas nunca me aprofundei no assunto. Entretanto, hoje o assunto me chamou a atenção. Falava sobre uma passagem que sempre achei bastante confusa, onde Jesus diz algo assim: (nunca consigo achar as passagens quando preciso) Tú és Pedro e sobre essa pedra construirei minha Igreja. Fui criada no catolicismo e este texto é usado para justificar o Papa e que Pedro teria sido o primeiro deles… Fui alcançada pelo Senhor Jesus já há 21 anos e esta passagem sempre foi uma incógnita. Procuro sempre pesquisar e questionar quando alguma passagem me deixa intrigada e muitas vezes sinto que a resposta vem direta do Espirito Santo, assim como onde devo buscar. A explicação de hoje era que seria, na verdade, Deus mesmo falando através de Jesus, afirmando Tú és Pedro (a segunda pessoa presente) e sobre esta rocha (Jesus) construirei minha Igreja – a Igreja seria de Deus e Jesus, o Seu Filho, enviado para reconstruí-la (há alguns dias falaram algo sobre o início da Igreja, que teria sido no tempo de Moisés, ou Abraão – naquele dia só passei de relance, pois não tinha tempo, mas isso já tinha me deixado intrigada). Senti que a explicação de hoje me acendeu uma luz e que explicaria muito bem aquela passagem. Mas eles divagam muito e repetem a mesma coisa muitas vezes – além do que, a tradução para o português nem sempre é fiel, fica um pouco distorcida. Tentei ligar para algum dos telefones mencionados na tela sem sucesso. Queria pedir para obter o texto da explicação sobre o início da igreja para então decidir se a explicação seria aceitável ou não.
    Vim para o computador para enviar um e-mail para o endereço mencionado e já estava escrevendo o texto, quando subitamente senti uma necessidade e urgência de primeiro pesquisar no googel se hávia um site não mencionado na TV. Quando ví o endereço do HOLOFORTE achei melhor ver o que mais havia para pesquisar. Sentí-me compelida a abrir somente o site do HOLOFORTE e por isto estou aqui, escrevendo esse romance. Já deletei o e-mail que iria enviar e lí todos os comentários acima. Agora estou no aguardo de uma resposta que me confirme ou não a veracidade da exposição que foi feita hoje, pois confesso que estou confusa.
    No passado já fui desviada (por um breve período) pelos ensinamentos duvidosos sobre a teoria do arrebatamento. Passei meses angustiantes pesquisando sobre o tema até em livros muito antigos e arcáicos (não tinha internet naquele tempo) e fiquei cada vez mais confusa sobre pré- midi- ou pós-tribulação. A conclusão a que cheguei, depois de muito questionamento foi: o que tiver que acontecer, acontecerá; o importante é estar NO CENTRO DA VONTADE DE DEUS que não haverá nenhum mal maior do que possa suportar.
    Com relação ao ‘O caminho antigo’, provavelmente ainda terei muitas perguntas, mas sei que o Espírito Santo trará a verdade à luz e não vou julgar esta pessoa, Deus é quem sabe e um dia saberemos também. Paulo Teixeira, gostaria de um comentário seu, pois admiro o seu ministério, que já me esclareceu sobre outros assuntos no passado.
    Que a Paz de Deus inunde o coração que a Sua Luz ilumine a mente e Sua Sabedoria se faça presente sempre nesta peregrinação.

  81. anselmo sê:

    A verdade incomoda especialmente aqueles que lucram com o desvio de caminhar das pessoas, vemos hoje pregadores que cobram fortunas para pregarem o que lhes foi dado de graça por Deus, pregam também a teoria da prosperidade, e o povo penso que tem que chantagear Deus pedindo que lhes de fortuna, carrões e casarões, esquecem de pregar a verdade que é a que Jesus nos ensina assim como o seu exemplo. Não é de hoje que os ensinamentos de Jesus foram desvirtuados , mas assim como aqueles pastores que foram presos nos EUA muitos pastores ainda vão pagar pelas suas arrogâncias e por terem desvirtuado a palavra de Deus. Quanto ao dízimo ele tem que ser para a obra de Deus não para pagar pastores, que eles tenham um emprego, até porque se Deus tirou água da pedra se a igreja precisar para um trabalho em seu nome ele vai prover. Por fim lhes digo que : Deus quando estes falarem, mas senhor eu curei em seu nome expulsei demônios , ouvirá : afaste de mim maldito pois não te conheço.

  82. kariano soares borges sê:

    SÃO MUITOS OS COMENTARIOS ACERCA DE ELI SORIANO UM FALSO PROFETA SEM DUVIDA, COMO SATANAZ PROCURA TRABALHAR QUER TENTAR FAZER ALGO PARECER VERDADE QUANDO NÃO É;QUANDO ELE SE PERSONIFICA EM ANJO DE LUZ DIFICILMENTE EM MUITAS OCASIÕES NÃO FAZ COM TANTA PERFEIÇÃO SEU AINDA SE MANTEM PÉ DE PORCO OU CABRA; OU QUANDO ATÉ CONSGUE SER TOTAL CONSEGUIDO SE TRANSFORMAR NUM SER CELESTIAL QUE DIZ SER ENVIADO POR DEUS PRA ALGUS ATÉ ELE CONSEGUE LUDIBRIAR FACILMENTE, MAS QUANDO ELE COMEÇA A USAR PESSOAS PARA PODER INCURTIR SUAS DOUTRINAS É AÍ QUE O CONHEÇAMOS ELE SEMPRE FALA TUDO AQUILO QUE É CONTRARIO AS SANTAS ESCRITURAS; TODA ESSA BACUNÇA QUE POR AÍ ESTAR MUITAS RELIGIÕES É SIM COMANDADO POR ELE; SEUS ENSINOS SÃO GUARDA DO DOMINGO EM LUGAR DO SANTO SABADO;DEUS VINDO PEGAR PESSSOAS FIÉIS E FICANDO OUTRAS PESSOAS POR AQUI PRA SE CONVERTEREM DEPOIS; DOUTRINA DA ENCARNAÇÃO;CONSULTAR MORTO;E ARREBATAMENTO; TENHO PLENA CERTEZA QUE HÁ SIM MUITA GENTE SINCERA; NÃO PODE HAVER VARIAS VERDADES E NEM VARIAS RELIGIÕES VERDADEIRAS TEM QUE HAVER UMA SÓ. UNICAQUE PODE SED ENCACHAR EM APOCALIPSE 12VERS17E IDEM 19VERS10 E ISAIAS 8VERS20 SERÁ QUE TODAS QUE POR AÍ ESTÃO PODEM SE ENCACHAR PERFEITAMENTE NESTAS PASSAGENS; NÃO EXITE VARIAS IGREJAS REMANESCENTE; SÓ EXISTE UMA; EM SUMA SATANAZ TENTA FAZER AS COISAS PARECEM PERFEITA MAS SEMPRE DEIXA SEU PÉ DE PORCO APRECENDO, QUANDO NÃO É ISSO DEIXA TRANS PARECER SEUS ENGANOS SUTIS E O MUNDO ESTAR SOBRE O DOMINIO DELE; ALÉM DESSE FALSO PROFETA QUE SE COMENTA ELI SORIANO, HÁ MUITOS SEM DUVIDA QUALQUER QUE ENSINA ENSINAMENTOS ABSURDOS CONTRARIO AS SANTAS ESCRITURAS É SIM UM FALSO PROFETA; E SENDO ALGUEM SINCERO DIFICILMENTE ELE VAI ESCOLHER QUALQUER RELIGIÃO ELE LENDO AS SANTAS ESCRITURAS SE NÃO ESCOLHER CONSTATAR ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA COMO IGREJA REMANESCENTE ELE OU ELA JAMIS VAI DESEJAR ESCOLHER UMA OUTRA; IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA PODE SER MILITANTE POR ENQUANTO MAS VAI SER UM DIA TRIUNFANTE TODOS DEVEM VIR PRA ELA; POIS É A UNICA QUE SE ENCONTRA EM HARMONIA DE FATO COM AS SANTAS ESCRITURAS

  83. Carlos Tadeu sê:

    Prezado irmão Paulo,

    Agradeço por postar este artigo pois tenho acompanhado quando posso as bizarrices desse falso profeta Eli Soriano,somente quem não estuda e não entende a Bíblia pode cair numa cilada dessa.
    As pregações dele com aquele inglês “imbromacion” são totalmente absurdas pra não dizer ridículas não sei donde tira tantas heresias , continue assim a igreja de Jesus precisa de pessoas aptas a defender o verdadeiro evangelho Gl.1,8

  84. miguel sê:

    como estou aprendendo com vcs.pressisamos de pregadores polemicos para despertar nossos estudos no evangelho e que DEUS nos esclareça

  85. MICHAEL sê:

    Neste ultimo final de semana (dias 18 e 19abr) eu compareci na exposição da Bíblia – Hotel Guanabara e foi dito pelo Irmão Soriano que o homossexual já nasce homossexual, ou seja, assim como um homoem nasce homem e é um homem natural, uma mulher nasce mulher e é uma mulher natural, o homossexual nasceria homossexual e isto seria a sua natureza. Se isto é verdade, a pessoa não teria culpa de ter nascido assim e consequentemente a prática do ato homossexual não seria pecado (visão minha).

    Outro ponto tocado por Eli Soriano foi o sexo anal. Segundo ele o sexo anal entre marido e mulher não é pecado e é permitido pela Bíblia de acordo com 1Co 7:2.
    Porém ele não citou 1Co 6:9 (sodomitas) nem 1Co 6:12.

    Se alguém puder opinar sobre estes assuntos eu agradeço!!!

    Que Deus os abençoe e guarde!!!

  86. Bro. Nestor Panahon sê:

    Para Michael com comentário número 85,
    Acho que você é mal interpretado.

    A intenção do 1 Coríntios 7:1-2 é evitar um homem de se envolver em um relacionamento sexual com outra mulher e vice-versa. É melhor para um homem a ter a sua própria mulher ou uma mulher para ter o seu próprio marido. Ao fazê-lo, um será capaz de evitar a contratação de várias doenças como a AIDS ea hepatite. Deus está nos ensinando a amar o nosso próprio corpo, “para nenhum homem jamais odiou sua própria carne, mas nutrir e acarinhar, mesmo como também Cristo à Igreja;” (Eph. 5:29).

    Embora algumas pessoas prática de sexo anal, a Bíblia não proibi-la diretamente. MAS, e saliento isto, um cristão não seria inteligente fazê-lo pela simples razão de que o sexo masculino não é órgão criado para o ânus. 1 Coríntios 6:12 diz, “Todas as coisas são legais para mim, mas não todas as coisas apropriadas …”

    O ânus tem uma finalidade, e não é de sexo anal. Sua função é mencionado em Marcos 7:19, “porque ele não entra em seu coração, mas no ventre, e sai para o calado …” O ânus é quando os resíduos alimentares é expulso depois de comer.

    Peço desculpas. Eu costumava Traduz Google para transmitir esta em Português. Espero que você entenda isso com a ajuda de Deus.

    Me cumprimentar meus irmãos e irmãs, há uma santa beijo.

    De Bro. Nestor Panahon – Emirados Árabes Unidos

Lewer kommentaar

Verskaf jou besonderhede hieronder of klik op 'n logo om in te teken:

WordPress.com Logo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by WordPress.com. Log Out / Change )

Twitter picture

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Twitter. Log Out / Change )

Facebook photo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Facebook. Log Out / Change )

Google+ photo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Google+. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: