-FOME no mundo: comida se torna motivo de radicalização política no mundo e alarma autoridades. Mais um sinal da vinda de Jesus

Comida se torna motivo de radicalização política no mundo e alarma autoridade

Foi aos gritos de “temos fome” que manifestantes no Haiti forçaram o
primeiro-ministro a renunciar, lembra a jornalista Sabrina Valle, em reportagem publicada neste domingo no Jornal O Globo, sobre a crise mundial dos alimentos.

Em Camarões, protestos ligados ao aumento do custo dos alimentos deixaram pelo menos 24 mortos. No Egito, 11 pessoas morreram nos últimos dois meses na fila do pão subsidiado. Costa do Marfim, Somália e Bangladesh também foram palco de manifestações com morte.

Protestos violentos contra a alta do custo de vida irromperam simultaneamente em vários pontos do mundo, mostrando que a “tsunami silenciosa” da crise dos alimentos trouxe mais do que o fim de três décadas de comida a preços razoáveis.

Fome e miséria – historicamente motivo de conflitos – voltam a ter destaque no rol de fatores que geram instabilidade política no mundo.

Se a resposta à crise não for eficaz teremos sérios problemas de insegurança – alerta, da Itália, o funcionário do Programa de Alimentos das Nações Unidas (PMA), Ramiro Lopes da Silva.

Segundo ele, a grande ameaça não vem necessariamente em forma de guerra, mas em migrações e nos cortes em nutrição, educação e saúde, que podem fazer países em desenvolvimento perderem sete anos de avanços em relação às metas do milênio.

Para especialistas em segurança, a crise pode alterar a geopolítica mundial, com os alimentos se tornando catalisadores de outros conflitos e até instrumento de pressão política.

Fonte: O Globo

Advertisements

0 Responses to -FOME no mundo: comida se torna motivo de radicalização política no mundo e alarma autoridades. Mais um sinal da vinda de Jesus

  1. leo sê:

    cara interesante isso mande mais informasoes tah?

Lewer kommentaar

Verskaf jou besonderhede hieronder of klik op 'n logo om in te teken:

WordPress.com Logo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by WordPress.com. Log Out / Verander )

Twitter picture

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Twitter. Log Out / Verander )

Facebook photo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Facebook. Log Out / Verander )

Google+ photo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Google+. Log Out / Verander )

Connecting to %s

%d bloggers like this: