-Autor de “Contrabandista de Deus”, irmão André, completa 80 anos

Irmão André completa 80 anos e relembra fatos marcantes

INTERNACIONAL – No último dia 11 de maio, o fundador da Portas Abertas, conhecido como irmão André, celebrou o seu 80º aniversário e fez um breve balanço de sua vivência e da transformação pela qual o mundo tem passado nos últimos anos.

“Ao celebrar meu 80º aniversário, venho examinando minha vida e percebo que muitas coisas mudaram. A começar com a coisa menor e mais insignificante: Eu.

Eu me lembro muito bem, como se fosse ontem, da minha primeira viagem para um país comunista. Quase não posso acreditar que já se passaram mais de 50 anos! Lá, em uma igreja abarrotada, me deixaram falar a uma congregação. Eu me lembro claramente da promessa que fiz naquele dia: Nós ( da Igreja Livre) oraremos por vocês!

No final daquele longo e vivaz culto, eu me levantei novamente e pedi para que eles também orassem em nosso favor. Então o pastor me disse: “André, você ter vindo aqui vale mais do que dez dos melhores sermões.”

Bem, eu não podia pregar um bom sermão (coisa que não mudou muito!), mas eu podia estar lá. Desse modo, fiz disso uma prioridade: estar lá com nossos irmãos e irmãs. É simples. Todo o mundo pode fazer isso.

Claro que o mundo também mudou. Quando a Portas Abertas teve início, o mundo estremecia debaixo do peso do comunismo ateu. Metade da Igreja no mundo era perseguida e não parecia haver nenhum fim para aquela saga revolucionária.

Ninguém sabe ao certo quantos cristãos tiveram de deixar suas casas, quantos foram presos e até mesmo mortos. E eu pergunto: nós tivemos uma resposta a dar para aquela proclamação corajosa e estúpida que dizia: “Não há nenhum Deus?”

A história nos mostra que nós não demos essa resposta. Em vez disso, nós recorremos principalmente a meios militares, resultando na Guerra Fria.

Depois de quase 70 anos, a Revolução Comunista tinha percorrido o seu curso e, morreu como ideologia, porque não podia mudar as pessoas. Então outra revolução mundial começou.

A Revolução Islâmica

Em alta e clara voz uma mensagem está sendo propagada: “O islã é a resposta.”

O desafio dos muçulmanos para o Ocidente é: “Quem é Deus?” Até agora, nós, os cristãos, não temos dado uma resposta plausível, uma vez que estamos fracos e divididos entre nós mesmos.

Nós dizemos facilmente que temos a Verdade de Deus. Mas será que nós ousamos proclamá-lo para o mundo e para os muçulmanos? Ou será que nossa única resposta é novamente, como no comunismo, o poder militar?

E o resultado, qual é? A perseguição mais feroz que vimos em todos os tempos. Nem tantos prisioneiros têm sido levados, mas muitos vêm sendo martirizados por causa da fé em Jesus. Temos mais países com praticamente nenhuma Igreja e que começam a pressionar as pessoas a negarem a fé em Cristo ou acabam forçando a minoria cristã a viver em total silêncio e segredo.

Este é o tempo de conclamarmos todos a terem coragem. As portas ainda estão largamente abertas e nós ainda podemos ir, se nós tivermos um chamado de Deus e se nós não tivermos nenhum medo de morrer.

Sim, as portas ainda estão abertas. E são as suas orações e apoio que permitem nossas equipes a se manterem de modo a transitarem por estas portas e se levantarem em apoio aos nossos irmãos e irmãs perseguidos!”

Irmão André

Os principais momentos na vida e ministério do irmão André:

1953 | Irmão André começa a se preparar para estudar no Seminário Teológico de Glasgow, na Escócia. Alguns problemas o impedem. Ao sair ,ele é alertado para a falta de vocação missionária.

1955 | Irmão André participa da Conferência para a Juventude Comunista na Polônia e leva uma mala com Bíblias. É quando ele acaba sendo desafiado com as palavras de Apocalipse 3.2: Levante-se! Assim tem início o ministério Portas Abertas.

1958 | Irmão André casa-se com Corry van Dam. Nos anos seguintes o casal tem três filhos e duas filhas.

1967 | Lançada a autobiografia do irmão André, O Contrabandista de Deus, que se torna um best seller mundial. Mais de 10 milhões de cópias em 35 línguas foram vendidas. Ele também já havia escrito nove outros livros.

1981 | Projeto Pérola: um milhão de Bíblias enviadas para a China numa única noite. Durante esta década uma grande quantidade de Bíblias também foi enviada para a América Latina e Rússia, e têm início os treinamentos para pastores na África.

1989 | Fim da campanha dos Sete Anos de Oração pela União Soviética culmina com a queda da ex-União Soviética. A Portas Abertas cria a Campanha Dez Anos de Oração pela Igreja no Mundo Muçulmano.

1993 | Irmão André apresenta 50 mil cópias da primeira Bíblia completa em albanês ao presidente da Albânia, um país que havia se declarado anteriormente o primeiro Estado ateu do mundo.

1993 | Irmão André é recebido pela Rainha Beatrix, da Holanda.

1994 | Irmão André prega durante os cinco dias de reunião evangelística no Estádio Qaddafi, no Paquistão, uma nação predominantemente muçulmana.

1996 | Irmão André presenteia Yasser Arafat com uma Bíblia para Crianças para ser entregue à filha dele. Desde que a amizade entre eles começou, em meados dos anos 80, Arafat recebeu Bíblias e muitas cópias do Contrabandista de Deus para distribuir entre os oficiais dele.

1996 | A publicação do décimo livro: Desafiando os limites da fé , onde ele compartilha o processo dos dez passos pelo qual Deus trabalha em sua vida.

1997 | Irmão André recebe o prêmio Liberdade Religiosa Internacional durante uma cerimônia patrocinada pela Associação Evangélica Mundial.

1998 | Mais de 400 toneladas de alimentos e medicamentos são enviados ao Sudão. A Portas Abertas expande suas atividades treinando e enviando Bíblias aos cristãos que estavam à beira do colapso por causa da fome.
.
1999 | Irmão André participa da abertura da livraria da Sociedade Bíblica Palestina em Gaza.

2000 | Nasce o primeiro neto do irmão André. Nos anos seguintes, ele e Corrie se tornaram avós de dez netos.

2003 | Associação Cristã de Adultos Sêniores entrega ao irmão André o prêmio Herança Fiel.

2004 | Força da Luz é publicado. Nesse livro o irmão André conta sobre suas viagens no Oriente Médio.

2005 | Comemoração dos 50 anos da Missão Portas Abertas.

2007 | Publicação do livro Secret Believers –uma série de relatos dos encontros do irmão André com ex-muçulmanos e o desafio enfrentado por eles para seguir Jesus (ainda não foi publicado no Brasil).

Fonte: Missão Portas Abertas

Lewer kommentaar