Maçonaria – Símbolos, Segredos e Significados

Leia também: Maçonaria. Profanação no Templo.

Maçonaria – Símbolos, Segredos e Significados

“Se dentro do compasso ficares, decerto estarás/Livre de um problema que aos demais afligirá.” A singela mensagem pode ser clara apenas para alguns, membros de uma “sociedade secreta” rodeada de mistérios para o resto da humanidade. Mas, acredite, eles não são mais tão secretos nem sempre foram poucos. Estamos falando da maçonaria, uma organização fraterna secular e que, tradicionalmente ligada aos homens, prega os princípios do amor fraterno, beneficência e verdade. Estar dentro do compasso – um claro símbolo maçônico – é fazer parte da ordem.

Em “A Maçonaria – Símbolos, Segredos e Significado”, W. Kirk MacNulty – que também é maçom há 40 anos – não se ocupa em “desvendar” segredos da sociedade, mas sim passear pela sua história e sua disseminação pelo mundo. Macnulty fala das constantes especulações da origem dos ensinamentos e faz referência aos ilustres que já passaram pela ordem. Mas o maior desafio do autor é o de solucionar equívocos.

“O segredo maçônico é, em si, um símbolo”, justifica o autor, que admite que os segredos maçons já não estão tão bem guardados assim.”A maçonaria sempre teve seus apóstatas e em qualquer biblioteca pública, ou na internet, há publicações que revelam todas as informações que o maçom se compromete a guardar para si”, lamenta o vazamento.

O autor lembra que a maçonaria não é uma religião, mas não deixa de ser uma prática religiosa, já que exige de seus seguidores que acreditem em um ser supremo, escolha que cabe a cada maçom. Quando entram na ordem, é sobre o livro sagrado do seu Deus que prestam um juramento. Além da forte ligação com a espiritualidade, a geometria é uma grande influência aos maçons. Não é à toa que cunharam o termo “arquiteto do universo”. “Embora seus ensinamentos possam ser interpretados como inscritos numa estrutura de referências espirituais, espera-se que cada irmão os pratique no contexto de sua própria religião”, reflete.

Há quem atribua o surgimento da maçonaria aos templários, ordem cristã de cavalaria que protegia os peregrinos em busca da Terra Santa. Pode ser que eles tenham dado contribuições, mas há mais referências de suas práticas no Renascimento, quando o ofício de pedreiros, engenheiros e arquitetos foi mais valorizado. “Na verdade, boa parte do simbolismo da maçonaria vem dos pedreiros da Idade Média”, soluciona MacNulty.

Ferramentas construtivas como o compasso, o malho, o cinzel e o esquadro são simbólicas dentro da instituição, definem hierarquias no aprendizado e mensagens. “O processo de conhecer a si mesmo e empreender a ascensão interior pode ser difícil, até angustiante”, avisa MacNulty. “Por isso, ninguém é convidado a ser maçom; é preciso pedir para ser aceito na ordem.”

Das tavernas de Londres à expansão por todo o mundo
Foi na taverna “O Ganso e a Grelha”, em 1717, em Londres, que adeptos da prática maçônica criaram a primeira grande loja. O nome curioso do lugar era uma brincalhona homenagem ao grupo musical O Cisne e a Lira, que se reunia na cervejaria. No século 18, era muito comum que as reuniões fossem sediadas nesses estabelecimentos.

Uma grande loja é como um órgão governante oficial da maçonaria e normalmente há uma dela em cada país. As lojas, que são as unidades de organização maçônica locais, respondem perante a loja de seu país ou região. Os ensinamentos são comunicados em “graus”, um ritual repleto de símbolos. Os três primeiros graus, chamados de simbólicos, são o de aprendiz, companheiro e mestre e reúnem os ensinamentos essenciais da maçonaria.

As três grandes luzes da maçonaria são o livro da lei, o esquadro e o compasso. Entre outros princípios que regem a ordem, discutir religião ou política é uma atitude proibida nas lojas. É curioso que a determinação nunca os impediu de ter como membros revolucionários como Giuseppe Garibaldi e Simón Bolívar. “As organizações maçônicas locais às vezes formularam prioridades largamente diversas”, comenta, sobre os primeiros contatos como novo mundo.

Perseguição, sátira e conspiração

Uma entidade com tantas simbologias não conseguiria sobreviver com a imagem ilesa de dúvidas. Ao mesmo tempo em que conquistava novos adeptos, a maçonaria foi perseguida, principalmente pela Igreja Católica e por governos, que viam na ordem uma fachada para conspirações.

Na França, um país onde a maçonaria sempre prosperou, suas atividades foram proibidas em 1766, sob a alegação de ameaça ao governo. A atitude se espalhou por todo o Norte da Europa, mas a maçonaria foi retomada na França quando o rei Luís 16 se tornou grão-mestre da ordem. “Os poderes seculares sempre foram mais receptivos à maçonaria que à Igreja Católica, que em 1738 publicou uma bula papal proibindo seus membros de tornarem-se maçons”, relata. A bula publicada pelo papa Clemente 12 colocou os maçons na Inquisição.

Se por um lado a maçonaria era perseguida, em outro momento motivava sátiras. Em 1879, a revista americana “Puck”, que fazia sátiras políticas e sociais, dava um tom ridículo aos símbolos maçons, apesar de não ser uma publicação antimaçônica. Já o”O Jogo da Caçarola”, criado em 1905, comparou a maçonaria a um jogo de finalidades ocultas.

Aliás, o que não se vê na maçonaria é que gera mais comentários. “Pouquíssimos não-maçons compreendem a maçonaria tal como ela realmente é”, diz MacNulty. A mais difundida teoria da conspiração sobre os maçons refere-se ao objetivo “real” do movimento: estabelecer uma nova ordem mundial. Para reforçar a teoria, vale lembrar que o primeiro presidente dos EUA, George Washington, era maçom. Outra teoria é a de que a cidade de Washington teria sido planejada sob os princípios maçônicos, e no mapa estaria o desenho do esquadro e do compasso.

Outra conspiração estaria no centro da nota de um dólar: o “Olho que Tudo Vê”, imagem utilizada em algumas representações maçônicas, e a inscrição “Novus Ordo Seclorum” (tradução dos especuladores: Nova Ordem Mundial) estão no centro da cédula. “O Olho que Tudo Vê não é um símbolo maçônico, mas uma antiqüíssima representação da divindade”, defende o escritor que, além disso, diz que a tradução do latim deveria ser lida como “Uma Nova Ordem para as Eras” – o que seria mais condizente com a criação de um novo país.

A expansão da maçonaria está ligada à expansão colonial da Inglaterra. Os maçons que ajudaram na criação das colônias levaram a prática maçônica e, com isso, a expandiram primeiro na América do Norte, depois para o Caribe e Américas Central e do Sul. “Por todo o século 19 e 20 a maçonaria esteve na moda”, escreve MacNulty. Mas o autor acha que ela declinou nos últimos anos. “Talvez isso se deva ao fato de os maçons darem toda a sua atenção à obras de caridade e às atividades sociais, deixando de lado os ensinamentos filosóficos”, sugere.

Além de contribuir para um rico imaginário, a maçonaria está tão introduzida na nossa sociedade que certos termos hoje fazem parte do vocabulário popular, como é o caso de on the square (no esquadro), que significa ser justo, honesto; on the level (no nível), figurativo para verdadeiramente); e straight talking (conversa reta), que quer dizer falar francamente.

Expresso do Oeste

Fonte: www.obv.com.br
(04 de Maio de 2008 – POR CRISTIANE SCHMITZ – cristiane.schmitz@an.com.br)

Oremos para que Deus continue dando sabedoria e revelando os seus servos sobre tal assunto, a fim de que sua igreja esteja bem esclarecida a respeito do assunto.

PAULO TEIXEIRA


 

Advertisements

0 Responses to Maçonaria – Símbolos, Segredos e Significados

  1. Infelizmente, alguem não maçom, pois o verdadeiro MAÇOM, jamais sairia, mesmo afastado,a comentar por hipotese alguma, assuntos que foram aceitos desde a iniciação até seu ultimo GRAU se é que chegou.
    Pasmo estou ao abrir uma pesquisa e encontrar o relato acima.
    Ser MAÇOM, não é estar MAÇOM.

  2. kleiton sê:

    gostaria de perguntar aos amados, porque fazer propaganda de carnaval em um site que se diz evangelico?
    se tiverem mais material sobre a maçonaria por favor enviem para mim. grato.

  3. Cairan sê:

    O tema não tem nada a ver, só enrolou e não disse nada doque interessa, nunca vi tanta asneira.
    Podia ser melhor…

  4. claudio verplotz sê:

    PENA QUE MUITOS SE DIZEM CRISTAO E SE DEIXÃO PELE AVAREZA SER TORNAR UM MAÇON, E PURA BURRICE QUERER UM REINO AQUI NO MATERIAL, POIS JESUS E A UNICA RIQUEZA DO CRISTÃO AMEM.

  5. Anderson sê:

    Paulo,

    pesquise e verá que até mesmo para que vc siga a sua fé dentro da igreja evangelica com toda LIBERDADE, teve um movimento maçônico por trás. Será que esse movimento foi uma conspiracao? Que Deus lhe ilumine.
    Atte,
    Anderson

  6. jane sê:

    poderiam por favor esclarecer mais?

  7. VICTOR HUGO VALENTIM sê:

    Caro Carlos,
    Ao abordar um tema tão polêmico, assuma uma posição mais clara e firmo sobre a questão!
    Tudo que li aqui foi pura imparcialidade sobre o assunto.
    Não perca seu tempo para deixar o povo cristão ainda mais confuso sobre o assunto!!
    Parece até que vc é simpatisante da causa maçônica!

  8. Mona sê:

    Olha,talvez pelo fato da maçonaria ser algo secreto isso não quér dizer que tem pacto…coisas do tipo! participoo da OIFDJ e não temos pacto.

  9. Ricardo Marcoli sê:

    A VERDADE E QUE CADA UM E LIVRE PARA IR AONDE QUISER , DESDE QUE RESPEITE A FE , E A CULTURA DE QUALQUER SEMELHANTE , POIS NAO SOMOS OBRIGADOS A SER INFLUENCIADOS POR NINGUEM PARA SABERMOS EM ACREDITAR .

  10. Giovanni Gobbi sê:

    Gostaria de iniciar este comentário dizendo que as grandes conquistas da humanidade tiveram fundamental participação maçonica. Os maçons trabalham para a humanidade e não para si.
    Deixo aqui uma pergunta.

    -Porque o ser humano tem sempre que falar mal, ou não gostar, ou brigar, ou ter atitudes não humanas com aquilo que ele definitivamente não conhece? não podemos apenas respeitar?

    Grande Abraço à todos!!!

  11. Rui Viana .: sê:

    eu consingo entender os seus comentários, na verdade a maçonaria é uma entidade filâmtrópica , já vi vários trabalhos dessa natureza feito pela maçonaria ,
    por ex : campanha volutária de doação de sangue ,com passeria com entidadessérias
    como o homopi do estado do piaui, existe muitos comentários abisurdos,tentando disrespeitar a maçonria , mais isso é só por que a maçonaria vive quetinha no seu lugar.

  12. PR:JEFFERSON CARLOS sê:

    OLÁ meus amigos tambem sou um grande estudioso sobre a maçonaria
    por mas q o mestre esteja la presente “Deus” NA BIBLIA DIZ QUE:jesus nao é filho de gadu / a biblia abomina qualquer obra q prevaleça secreta pois ele tambem disse :va e pregue o meu evangelho
    assim diz o senhor

  13. vanessa sê:

    eita..como eu faço pra seguir a maçonaria?a quem recorrer?Tenho muitas curiosiodades a respeito..o site eh muito massa..^^”

  14. vanessa sê:

    sim e outra..pq as pessoas falam tão mal da maçonaria? eu acho legal, tenho parentes na famila, mas ja ouvi falar q mulher naum pode fazer parte isso eh verdade?

  15. JOANA DARQUE OLIVEIRA DE CHRISTO sê:

    Como haver comunhão entre pessoas que adoram vários deuses???Segundo o relato, cada maçon faz suas promessas, suas orações, ao “SEU DEUS”, não importa qual seja…Se não existir mais nada além disso, só esse aspécto já é suficiente, prá sabermos que O DEUS ÚNICO E VERDADEIRO não está neste negócio.

  16. Pr.Dacruz sê:

    Parabens pelo artigo sobre a maçonaria. Ela é uma Instituição pura, social, benfaseja, amiga do bem, investigadora e amante da verdade, respeitadora dos direitos humanos, e que tem por objetivo tornar feliz a humanidade pelo amor, pelo aperfeiçoamento dos costumes, pela tolerância e pelo respeito à autoridade e à crença de cada um.
    Conhece-se uma instituição pelos homens que a cmpoem. Ser maçom é ser um homem trabalhador e ter força de vontade em sí mesmo para alcançar o aperfeiçoamento, tendo sempre em mente o fato de que nada mais somos do que simples aprendizes nos campos misteriosos da construção social.

  17. Eunice sê:

    Amigos, porque todo esse interesse sobre segredos maçônicos? Não seria mais interessante conhecer a bíblia sagrada, seus ensinamentos e buscar segui-la? Se alguem quer desvendar “segredos”, informar sobre maçonaria ou outra sociedade dita secreta ou não, que o faça à luz da palavra de Deus. É muito mais construtivo e esclarecedor. Não confunda ainda mais a cabeça dos leitores. Não seja mais uma pedra de tropeço para os incautos.
    Que Deus nos ilumine!!!!

  18. felix sê:

    o que significa uma cabeça decepada segura por uma mão?
    se souber o significado me dê a resposta

  19. felix sê:

    Se alguém tambem souber o que significa tres cabeças decepadas em cima de tres pedestais, e uma cabeça com uma adaga cravada

  20. João Carlos sê:

    Ainda estamos na Idade média onde religião e rituais de inciação fantasiam a mente da massa, a ciência sim é um instrumento que revela e desvenda mistérios, a maçonaria ou religiões cega o povo, são corporativistas e ainda cosnpiratórias. Acordem para a vida.

  21. julia sê:

    MEU DEUS AONDE É QUE NÓS ESTAMOS!!!!
    NA BIBLÍA SAGRADA NOS DIZ BEM CLARO
    E CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ…
    DEVEMOS CONFIAR APENAS EM DEUS RENDER LOUVORES,HONRAS E GLÓRIAS SOMENTE Á ELE!!!
    PQ SÓ ELE FOI CAPAZ DE MORRER NA CRUZ POR NÓS,E SE HOJE SOMOS LIVRES FOI PQ O SANGUE DE JESUS NOS PURIFICOU E NOS REMIU DE TODO O PECADO!!!!
    ACEITE E ELE,LANCE AS VOSSAS ANCIEDADES NAS MÃOS DELE E ELE TUDO FARÁ!

  22. mariana sê:

    achei o site uma maior asneira falou falou e ñ falou nada.na verdade o que é pregado nas reuniões marsons e porque eles ficam ricos rapido e porque é secolhidas as pessoas fluentes na sociedade.gostaria que fosse mais claros na abordagem dese assunto.

  23. kethlen sê:

    não me esclareceu em nada esse comentario, ja li isso em varias outras paginas…sera que falta auguma coisa que realmente ninguem sabe, nem os livros nem a internete podem esclarecer porque e SECRETO!!

  24. LFB sê:

    Realmente temos muitos mistérios a serem revelados e muitos deles dentro do livro dos livros. As escrituras sagradas são claras? Claro que não! Mais como entende-las?

    Ler apenas por ler não nos traz o entendimento. Ainda mais quando lemos a Bíblia mecanicamente. Sim e dai? Dai é que devemos tentar entender pensando profundamente nos prováveis significados, que inclusive são diversos. Cada seguimento Cristão tem o seu intendimento quase que individual. E se olhar bem de perto verás que cada religioso, pastor, padre e crente tem o seu entendimento individual. Dai que surgiram todas variações de religiões Cristas.
    Pensar e entender sob a luz da razão é fundamental. Por exemplo o que Jesus quis dizer com não atire pérolas aos porcos?
    Temos a ânsia de compreender oque é sagrado e secreto dentro dos rituais antigos daquele povo. De seu jeito especial de viver, de ser e de penssar. A sua sabedoria sua forma de crer no Criador e em si como criatura…
    Como podemos aproveitar na ação verdadeira da doutrina sagrada de Deus? E Melhor como respeitarmos as diversas opiniões e interpretações dos mesmos assuntos?
    Quem somos nós para acusar o modo de entender as coisas dos nossos irmãos? Por mais errados que estejam como ter certeza do que é realmente lícito e coerente?
    Ser profundamente correto, de bons costumes, caridoso e um ponto de paz e transformação em nossas comunidades é nossa missão como filhos de Deus? Sim mais como fazer isso?
    FAZENDO… Apenas fazendo e através dos exemplos e das ações. Não existe argumento que vença o exemplo….
    Falar, pregar, orar, não é o suficiente. Devemos a existência a nosso Senhor Deus e a Jesus Cristo? Sim mais como pagar? Apenas agindo conforme é o certo.
    Falar, ofender e atirar pedras aos Judeus, Islamitas, Budistas, Espíritas é pagar nossa dívida com o Salvador?

    Realmente acredito na boa ação sem conversinhas. De nada adianta nos reunirmos entre irmãos nos rendendo a Deus sem agir… A boa ação, o bem pelo bem seja a quem precisar. Independente de credo, cor, classe ou genero… Isso é a boa nova. A caridade que salva.

    De nada adianta doar dinheiro, roupas e pregação sem doar-se de coração (Ação). Nossa atual sociedade está doente. As pessoas não acreditam no próximo, nos jornais, no trabalho, no governo nos bons costumes, na Moral, na Ética e muito menos nas religiões. Elas de longe sentem o cheiro da corrupção…
    E para piorar a vírus da inércia social é tão grave que as pessoas sequer acreditam em si mesmas…

    Jesus salva, Deus Salva mais o interior tem que querer, tem que reagir em torno de si mesmo. É porta com chave pelo lado de dentro…

    Ou seja independente da religião do seu vizinho a boa nova diz que devemos “amar uns aos outros assim como Jesus nos Amou”… Não vi ele dizendo algo mais forte do que isso… Muito menos para rotular as pessoas conforme seu credo… Em sua parábola do bom samaritano (Lucas 10:25-37) ele é muito claro com relação a isso. O nosso amor independe do credo do nosso próximo.
    Na verdade ser Cristão é amar “seja quem for” assim como Jesus nos amou. Se perante a Deus todos somos Irmãos, então lutar contra isso é obra do Diabo que vive dentro de cada um de nós quando somos intolerantes… Se o inferno existe assim como Dante descreveu colocamos o fogo da Ignorancia, da intolerãncia que são os senhores da guerra e do mal do nosso mundo.

    Se todos os lideres religiosos de nosso planeta fossem tolerantes não teríamos guerras como essa triste guerra que hoje matou 4 crianças na Faixa de Gaza…

    Os males do mundo moram na intolerância religiosa e na ignorância (antônimo de sabedoria) dos homens…

    E se somos diferentes não basta para odiarmos,,, O que importa é o quanto você é bom para sua família, o quanto voce produz de bom para sua comunidade… Isso que realmente pode construir a almejada Paz e Fraternidade que todas as religiões buscam. Importa o nome e cor que sua religião dá para definir a causa de todas as coisas? è quase o mesmo que eu dizer que Deus é como o Azul do ceu e minha querida e amada esposa dizer que ele é Branco como a Luz mais forte ja vista… …dai em volta dessa miupia conjunta nos separar-nos porque Deus não é igual para nós. Na verdade ele sempre foi o mesmo e nunca mudou só que paraa intolerância uma característica divergente é o suficiente para uma guerra…

    Na verdade a lado espiritual do ser humano é tão importante como matemática é para ir as compras da semana…

    Espero que todos meus irmãos de carne entendão que a Boa Nova é mais abrangente que nosso egoismo. Todos estamos em formação e temos que ter muita paciência e tolerância…

    Não importa as diferenças mas sim as semelhanças do Bem…

    Meu muito Obrigado e um Feliz 2009 a todos.
    Que Jesus viva em nossos corações e que nossas atitudes sejam maiores que nossas intenções…

    LFB:.

  25. sergio sê:

    TERRIVEL É SABER QUE TEMOS, IRMÃOS SUPOSTAMENTE IRMÃOS EM CRISTO,ENVOLVIDOS COM SEITAS SECRETAS, TUDO QUE NOSSO DEUS FAZ E FEZ NOS É REVELADO ATRAVÉS DE SUA PALAVRA, PORTANTO TUDO QUE É SECRETO DEUS ABOMINA, INFELIZMENTE MUITOS ESTÃO DEIXANDO LEVAR-SE, SIMPLESMENTE PELA GANÃNCIA E PODER HUMANO. DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE SUAS VIDAS.

  26. Anderson sê:

    Não sou maçom, mas gostaria de questionar o seguinte:
    –Em qual parte da Bíbli cita a palavra Maçonaria?
    –Qual das pessoas acima que criticam, conhecem realmente o que os maçons fazem?
    Dentro destes dois questionamentos(poderia fazer vários) dá para perceber o fundfamentalismo de muitas pessoas, e acima de tudo a mania que o ser humano tem de rotular aquilo que não conhece.
    Acreditem no que quiserem, na sua fé, no seu modo de viver e deixem os outros lutar naquilo que acreditam!

  27. GILBERTO sê:

    DEVEMOS LEMBRAR QUE FOI GRAÇAS AO TRABALHO DA MAÇONARIA QUE A IGREJA EVANGELICA ENTROU NO BRASIL .

  28. kleber gazolla sê:

    a maçonaria, não é uma ceita como dizem e sim um grupo de homens que trabalham para ajudar o proximo, assim melhorando a vida de cada ser humano na terra mesmo a maioria das pessoas que são leigas (ASSIM COMO EU) pensando o contrário. alias gostaria muito de conheçer até onde posso a reunião da maçonaria, se alguem puder me ajudar agradeço, pois tenho grande interesse em conhecer mais do assunto. grato kleber gazolla – gazollasamu@hotmail.com / klebergazolla@yahoo.com.br

  29. EU SEI QUE EZISTE A MACONARIA E COISA DO INIMIGO,MAIS NÃO ME PREUCUPO COM ISSO POIS EU TENHO NO MEU CORAÇÃO O MEU DEUS,O SENHOR JESUS CRISTO QUE VIVE EM MIM.

  30. SÓ JESUS CRISTO SALVA O PECADOR DOS SEUS PECADOS.
    BASTA VOÇE CRER EM JESUS CRISTO.
    SO ELE É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA.
    FALA PARA ELE DE CORAÇÃO, SENHOR ESTOU ENTREGANDO A MINHA VIDA EM TUAS MÃO,ME SALVE SENHOR.

  31. pedrinho sê:

    olha vcs devem saber que: quando os primeiros missionarios evangelicos(mas eu prefiro chamar de protestantes), chegaram ao brasil , foram perseguidos pela igreja catolica , e sabe quem os ajudou , dando protecao e tudo o mais que eles precisavam para evangelizar o nosso pais e implantar aqui os seus ensinamentos e doutrinas ( que infelizmente hoje , poucos fazem como eles ensinaram )? pois eh a MAÇONARIA , ai pergunto-lhes: qual o interesse da maçonaria nisso tudo? se eles sao envolvidos com o diabo , como sao taxados ate hoje ! sabe quem criou essa imagem da maçonaria? pois a igreja catolica que vcs tanto abominam ( e com razão ) , mas que infelizmente aprenderam ( mesmo que involuntariamente ) com ela.

  32. paulo sê:

    Ilustres internautas, que assim como eu , leram e se interessam por esse assunto que gera muitas discussões, especulações, e dúvidas. Interessante ressaltar, que em um fórum como esse, pessoas de diversas orientações religiosas, de diferentes níveis intelectuais, e sobretudo, leigos e curiosos, manifestam suas opniões, baseados no que possuem de informação quanto ao assunto. Vejo que é fundamental intendermos bem por qual motivo tal assunto é discutido nesse site. Creio eu que o autor tentou levantar informações , e de certa forma, esclarecer o assunto, apologicamente, em defesa da fé cristã, da fé evangélica, que os cristãos evangélicos entendem possuir, distintamente , por exemplo, do que católicos julgam por fé, a exemplo fé no que dizem a padroeira do Brasil , no caso , para estes somente. Então podemos entender as divergentes opniões , de diversas pessoas, que por sua vez , demostra seus diversos credos. Não entrarei em méritos e questões fora do assunto proposto, somente para tentar elucidar um pouco , digo aos afetos estudiosos, curiosos acerca da tão falada maçonaria, que existem diversos sites de defesa da fé cristã que explicitam mais claramente e colaboram para um maior aprendizado, a exemplo: http://www.cacp.org.br , este é muito bom , qe trata tbem de outras religioes, seitas, heresias, e coisas do gênero. E tambem como falado por outros anteriormente; existem muitos livros , artigos na internet, que falam sobre o assunto. A MINHA OPNIÃO: Se vc é cristão , se diz seguidor de Jesus Cristo, busque crescer no conhecer da Sua Palavra, e verificar se Esta está frutificando em sua vida, mas tbem a conhecer e aprofundar nos conhecimentos do que facilmente em oposição ao Evangelho , se mostra como falsos ensinos, falsas doutrinas , para não ser enganado e ofuscado por elas, bem como instruir e responder aos que te pedirem a razão de sua fé e esperança. Aos demais , que se acham curiosos em conhecer assuntos como o da maçonaria , entre outros tantos que existem fora do contexto bíblico , senso comum da igreja reformada, vejam seus caminhos, e tenham a Jesus Cristo como Unico e verdadeiro Senhor e Salvador, único caminho , única verdade e única forma de se ter vida , e tê-la em abundância. Lembrando que a Bíblia diz que existem dois caminhos: um espaçoso e um apertado, quem está no espaçoso, para permanecer nele não precisa fazer nada, agora no estreito , as suas margens estão próximas, é fácil de vc sair , difícil permanecer, porém conduz a estreita porta que leva a vida eterna, CRENÇA DOS CRENTES NO DEUS DE ISRAEL, EM JESUS CRISTO DE NAZARÉ. Com respeito às demais opniões contrárias , bem como aos seus opnantes. Que cresçamos no conhecer e aprender de Deus , para honra e glória ao Todo Poderoso, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Amém.

  33. Ruy sê:

    Pedrinho, vc é o mais correto de todos. Por que perseguem tando aqueles que nunca lhe fizeram mal. Por que perseguem tanto aqueles que lhes deram a mão. Será que o interesse pessoal esta acima de qualquer coisa? A liberdade de expressao foi dada pelo criador e Cristo nunca foi contra qualquer ser. Ele foi contra aqueles que pregam e nao praticam. Pobres farizeus. Lembrem-se que o SENHOR nos alertou para os falsos profetas.

  34. Antonio sê:

    Os anticristos não são ateus. Não são pagãos que estão lutando contra Jesus. São individuos que estão pregando um evangelho, mas que não é o verdadeiro. É um ‘evangelho diferente’. A Bíblia diz em 2 Coríntios 11:4, 13-15 “Porque, se alguém vem e vos prega outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o suportais! Pois os tais são falsos apóstolos, obreiros fraudulentos, disfarçando-se em apóstolos de Cristo. E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. Não é muito, pois, que também os seus ministros se disfarcem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.”
    Jesus preveniu a Igreja sobre o trabalho enganador destes falsos profetas. A Bíblia diz em Mateus 7:15, 21-23 “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.”
    2 Tessalonicenses 2:8-10 “E então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.”

  35. Gerson sê:

    Pessoas: Leiam o segundo livro de reis e entendereis um pouco da Maçonaria, Rei Salomão começou com a sociedade para guardar a arca. Não Falem do que não conheceis. Sou iniciado e ja fui proibido de entrar em uma igreja evangélica para ser padrinho de casamento. Não entrei e não fiquei triste pela atitude do Pastor, compreendi por ser AGNÓSTICO graças a DEUS
    Abraços a todos e meu respeito sempre.

  36. Fernando sê:

    Caros amigos, qualquer expressão fanática me faz sentir vergonha alheia, não conheço a maçonaria, mas conheço muitos maçons e são meus amigos, são excelentes pessoas, todos cultos, todos gente fina mesmo, então não interessa se eles tem alguns segredos a proteger do conhecimento popular, o que interessa é que eles são boas pessoas e fazem o bem, não viajam na maionese de ficar incomodando os amigos com papo de religião como fazem outros, então certamente a maçonaria é coisa para poucos, quem sabe se todos fossemos maçons a coisa não teria sentido, eu acho que é isso que devemos saber da maçonaria.
    Abraços a todos.

  37. Aryane Gabriella sê:

    Mais um texto “enche-linguiça” sobre a maçonaria… Nada falou, e em nada esclareceu o assunto sob a visão Evangélica/Protestante. o.O

    Sobre os maçons, não os ataco, como a ninguém, respeitemos o livre-abítrio de cada um. Jesus me ensinou a amar a todos, pois todos são almas que Deus ama e quer salvar.
    “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” A minha verdade é Cristo e a Palavra de Deus pra mim é suficiente.
    Não sou a favor de nada em que existam segredos e que ajam com preconceitos, distinguindo pessoas, como o caso de não se aceitar mulheres na Ordem.
    Sou mulher e sou capaz de pensar e agir como qualquer homem. Não somos homens ou mulheres, somos seres humanos iguais.
    A Palavra de Deus nunca me colocou a guardar segredos ou me proibiu de participá-la por ser mulher. Pelo contrário, Ela me acolheu e mostrou – como ainda mostra – um caminho de paz, amor, fraternidade e salvação, e uma salvação não pela ignorância e fanatismo, e sim pela sabedoria que vem do próprio Criador do universo.
    Deus não quer que sejamos “abtolados” e “ignorantes” sobre quaisquer assunto. Porque é tendo conhecimento que não vamos nos deixar levar por coisas que nos é apresentadas como boas e agradáveis…
    Qualquer pessoa que conhece a Palavra de Deus pela revelação do Espírito Santo, tem a certeza da sua autênticidade. Não duvida e não acha nela nenhuma falta. Pois não a compreendeu por interesses egoístas ou por simples leitura curiosa ou então por “ouvirem de alguém”. Mas sim foram pessoalmente revelados por Deus, o que é Dono de toda a sabedoria, através do Espírito Santo, que age como o nosso decodificador da voz de Deus para que possamos entender o que Ele nos diz.
    Eu não duvido sequer de uma palavra que está na Bíblia.

    E aos curiosos ou sedentos de conhecimento como eu, tudo que eu quis saber sobre o motivo da vida na terra e todas as questões que há séculos os humanos vem procurando obter respostas em diversos tipos de religiões ou ciências, eu obtive através da Bíblia, através de Deus. O Espírito Santo me guiou a vários textos que explicam cada questão minha, e não pensem que sou de aceitar apenas pequenas frases como respostas, eu quero é ir fundo nos assuntos, descobrir e entender cada vez mais.
    Bom, as que querem ter a Verdadeira Sabedoria, saibam procurá-la! quem mais pode saber além daquele que é o Dono do Universo. Ele é quem pode transformar nossa pequena e limitada mente em uma torrente de sabedoria, seja ela espiritual como também cientifica. E ele não faz assepção de pessoa. VocÊ também pode!
    Procure sempre crescer, e o melhor alimento pra isso acontecer é a Palavra de Deus.
    Pesquisem sobre assuntos do que estão acontecendo em nossa volta na religião, na política, na ciência e em tudo! Não sejam pessoas alheias à nossa realidade.
    Mas não se deixe levar por lindas frases rimadas que aparentam uma profundidade que na verdade não existe. Que procuram com seu “mel” iludir os mais ignorantes e inexperiêntes através da sua curiosidade sem motivação real. Sejam sóbreos na sua busca e guiados por Deus no seu raciocinío!
    Aprenda a pensar por você mesmo e assim procurando a verdadeira concordância com o que Deus lhe fala ao coração. Porque muito Ele nos fala… Aprenda a ouvi-lo.
    Busque a Deus. Leia a Bíblia!

    Nada sou. Apenas esse é meu modo de pensar e ver.

    A Paz do Senhor, O Criador.

    a-gabriella@hotmail.com

  38. Rodrigo Manilha dos Santos sê:

    Bom me chamo Rodrigo sou evangelico e Maçom não vejo nada de mal na Maçonaria e o que as pessoas dizem dessa ordem são mentirosos querem conquista o povo com mentiras e enganos para se popularizarem e ganahar dinheiro.

  39. Amanda sê:

    poderia ser dado uma resumida em tudo issuh
    pois quanduh um aluno vai fazer uma pesquisa não precisará ler tudo, mesmo pq a professora não aceita um trabalho desse tamanhho,pois ela vai ter certeza de ke o aluno não leu….
    e mals os erros de ortografia
    afinal to na net nééé……

  40. pedro paulo moranguento - Paraná sê:

    Rodrigo nunca fui maçom , não tenho vontade de ser ,,mas vc dizer que é maçom e evangélico !!!!!! isso é piada né ? a palavra de DEUS diz que da mesma fonte não pode jorar duas aguas ,, ou a de jorar doce ou salgada , servir a dois senhores não é agradavél aos olhos de DEUS pai vc esta blefando e feio , mas pela misericordia de DEUS vc pode até ser salvo !
    e vc sabe muito bem o que to dizendo , mas agora faça- me um favor; para de dizer que é evangélico , vc ta envergonhando a todas as boas pessoas que servem a DEUS verdadeiramente toma vergonha na cara vc e o seu bando de satanicos, adorar a um bode e adorar o grande arquiteto do universo ,como vcs dizem só pode ser piada , com certeza só pode !!!!!!!!

  41. Renato.: sê:

    caros irmãos… não quereis julgar o que não lhes cabe, e não conhece… todos querem ser maçons, pois, consideram o ser como um “status”! Esqueçam mentes vazias, ser maçom é muito mais que as vossas pequenas cabeças possam alcançar!

  42. mim sê:

    Porque ao invés de vcs fikarem julgando sem saber, num entram e vêem o que é de verdade… são um bando de corajosos para falarem mas para agir e ver o q eh de verdade a coragem pula o muro neh!!!!

Lewer kommentaar

Verskaf jou besonderhede hieronder of klik op 'n logo om in te teken:

WordPress.com Logo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by WordPress.com. Log Out / Verander )

Twitter picture

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Twitter. Log Out / Verander )

Facebook photo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Facebook. Log Out / Verander )

Google+ photo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Google+. Log Out / Verander )

Connecting to %s

%d bloggers like this: