-Google entra na guerra contra a pedoflia


Google anuncia que vai cumprir compromissos assumidos com a CPI da Pedofilia

RIO – O Google Brasil anunciou nesta segunda-feira em comunicado à imprensa que está adotando um pacote de medidas de segurança e de cooperação legal com as autoridades brasileiras. De acordo com a nota, estão sendo cumpridos todos os compromissos assumidos com a CPI da Pedofilia, em abril, quando o presidente da empresa, Alexandre Hohagen, esteve no Senado. ( Infográfico: saiba o que fazer e como denunciar )

Na semana passada, a CPI ameaçou instaurar uma ação penal contra o Google caso os representantes do site de busca não assinassem o termo de ajustamento de conduta para repassar informações sobre acusados de cometer crime de pedofilia pela internet rotineiramente.

Entre outras medidas, a empresa se compromete a tornar disponíveis evidências relacionadas a crimes contra crianças e adolescentes para as autoridades brasileiras, mediante ordens judiciais – e sem a necessidade de acordos internacionais; a criar novos filtros tecnológicos para remover e prevenir material comprovadamente ilícito no Orkut; a criar uma ferramenta de cooperação com a SaferNet, ONG que atua no combate à pedofilia.

Segundo a empresa, o Google criou uma maneira de fazer com que os registros de acesso dos usuários brasileiros do Orkut (ou seja, quem acessa o serviço num computador localizado no Brasil) sejam mantidos além dos 30 dias vigentes até agora, para 180 dias. Os dados serão conservados a partir de 1º de julho de 2008. Isso possibilitará que as autoridades brasileiras, sobretudo o Ministério Público, tenham o tempo necessário para pedir aos provedores de acesso à Internet as informações de identificação dos titulares das contas. O prazo poderá ser prorrogado por 180 dias adicionais de acordo com as necessidades das investigações.

O Google informa ter desenvolvido uma ferramenta que funciona como uma barreira de entrada de imagens previamente identificadas e comprovadamente ilícitas no Orkut. Essa ferramenta busca remover imediatamente imagens associadas a essas condutas criminosas, impedindo que elas sejam espalhadas pela internet.

Também foi criada uma ferramenta que permite que a ONG encaminhe denúncias com indícios de conteúdo supostamente relacionado com abusos contra crianças e adolescentes na internet e os endereços (URLs) das comunidades a eles associados. Esse conteúdo será revisado pela equipe do Google, que informará à SaferNet se realmente existem os indícios. Em caso positivo, a ferramenta notifica o MPF imediatamente e permite que a autoridade possa requerer ordens judiciais para identificar os responsáveis por esse conteúdo.

Fonte: O Globo

Advertisements

0 Responses to -Google entra na guerra contra a pedoflia

  1. carlos sê:

    Seria bom se toda essa movimentação e exigências do Ministério Público e da ONG SaferNet fossem realmente para proteger crianças.

    Mas tanto a ONG quanto o procurador (Sérgio Suiama) que encabeça a guerra contra o Google se preocupam mais é com as pessoas dizendo o que pensam e se comunicando, no Orkut e na internet em geral.

    O “combate à pedofilia” é apenas a primeira justificativa boazinha para esse pessoal ir avançando seus tentáculos de censura, controle, espionagem e perseguição na internet, e na sociedade.

  2. Até que enfim o Google resolveu se mover em pró desta causa…

  3. Bem o Google está começando a desempenhar seu papel de regulador de um meio tão complexo e fácil de se dissimar um conteúdo que ofende e fere o direito humano comum, em que todos devemos respeitar a criança. Parabéns a iniciativa desta empresa que revolucionou a internet.

  4. douglas sê:

    muinto boa essa inativa do google
    assim podemoa acbar com essa poua vergonha q
    esta acontecendo…

  5. KarooL sê:

    é mesmoo !! Todoos contra pedofilia !!
    #)’

Lewer kommentaar

Verskaf jou besonderhede hieronder of klik op 'n logo om in te teken:

WordPress.com Logo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by WordPress.com. Log Out / Verander )

Twitter picture

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Twitter. Log Out / Verander )

Facebook photo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Facebook. Log Out / Verander )

Google+ photo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Google+. Log Out / Verander )

Connecting to %s

%d bloggers like this: