Por que ainda estás na caverna. Sai, pois Deus quer falar contigo

por Paulo Teixeira

Muitas vezes os problemas e dificuldades da vida nos fazem fugir. Tomamos um rumo ignorado, sem sabermos para onde estamos indo.

Lembro-me agora do profeta Elias, homem destemido. Homem que vira a mão de Deus agir de maneira sobrenatural. Foi alimentado pelos corvos, multiplicou o azeite e a farinha da viúva, desmascarou os profetas de Baal e Asera, orou para que chovesse em Israel, após alguns anos de seca intensa. Todavia, ao saber da ordem da rainha Jezabel para matá-lo, fugiu temeroso para o deserto e em meio aquela fuga, não desejou outra coisa, senão a morte (1 Reis 19. 1-4).

Ali no deserto, foi animado por um anjo e caminhou por quarenta dias e quarenta noites até Horebe, onde escondeu-se numa caverna. Estava amedrontado, triste e desorientado. Não sabia o que fazer.

Foi quando de repente um grande e pavoroso vento começou a soprar naquele lugar. Após este vento, um terremoto começou a abalar aquela região, seguido por um fogo assustador. Ou seja, parecia que até a natureza estava contra Elias. Porém após esta agitação, a voz de Deus, mansa e suave disse-lhe: “Que fazes aqui, Elias?”

Aquele servo de Deus estava acuado dentro daquela caverna e não sabia o que Deus havia ainda preparado para ele lá fora. A bênção do Senhor estava tão presente na vida do profeta, que após este período percorrendo o deserto, fugindo dos problemas, ele ainda realizou algumas ações, ordenadas por Deus e por fim foi elevado aos céus num carro de fogo. Deus é socorro presente na hora da angústia.

Não adianta ficar amargurado dentro da caverna, tem que sair e ouvir a voz do Senhor. Certamente Ele dará o escape e Seu nome será glorificado.

Ouça este louvor maravilhoso, cantado por Alice Maciel.

SAI DA CARVERNA

I Reis 19

1 E ACABE fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.

2 Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.

3 O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.

4 Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.

5 E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.

6 E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.

7 E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.

8 Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.

9 E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?

10 E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem.

11 E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto;

12 E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.

13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?

14 E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei; e buscam a minha vida para ma tirarem.

15 E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá, unge a Hazael rei sobre a Síria.

16 Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

17 E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.

18 Também deixei ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda a boca que não o beijou.

19 Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.

20 Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?

21 Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.

0 Responses to Por que ainda estás na caverna. Sai, pois Deus quer falar contigo

  1. Elizangela sê:

    Este mês de maio , parece que um furacão me devastou.Isso porque decidi não ser uma simples envangélica , decidi ser uma grande levita.Pedi a Deus misericórdia para eu ter mas sede Dele , busco-o todas as manhãs.O meu dízimo , antes de devolvê-lo a Deus, naquela semana de oferta precisava voltar ao meu médico devido as dores abdominais que surgiram , fui fiel , as dores diminuiram…
    Mas em meio a tanta vontade de andar com Deus e poder senti-lo, porque estou tão triste, amargurada , confusões no trabalho , empresa quase fechando , amigas em consatantes brigas e acabacam me envolvendo , meu esposo tão longe de tudo , minha VIDA é desgaste , uma correria .
    Estou afadigada…
    Onde estou errando??????????
    Me ajudem…..

  2. Marcos Schütte sê:

    Paz e Graça sejam sobre tua vida Elizangela,

    Lembre-se nestes momentos de que Jó perdeu tudo (e tudo num só dia)e também não entendeu nada. Além disso vieram os “amigos” procurando onde ele havia errado ou pecado, mas lemos que nada disso havia acontecido com ele.

    Talvez você esteja sendo alvo de satanás, e Deus está esperndo você ser aprovada nesta prova.

    Confie em Deus, pois Ele jamais te esquece.

    Deus diz em Isaías 49:15: “Acaso, pode haver uma mãe que possa esquecer seu bebê, que ainda mama, e não ter compaixão de um filho que gerou?”

    – Embor ela possa esquecê-lo, Eu não me esquecerei de ti.

    O Salmo 27, verso 10 diz: “Ainda que me abandonem pai e mãe, o SENHOR me acolherá”…

    ‘Leia Isaías 40:29 a 31> “O SENHOR dá vigor ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor” – receba esta palavra em sua vida, pois crer é o mesmo que confiar, e Deus mesmo é quem promete velar pela Sua Palavra para que ela se cumpra, e esta promessa é para você!

    Que o SENHOR te abençoe e te guarde!

    Em Cristo

    Marcos!

  3. LILIAN RAQUEL ANDRADE JOB sê:

    ESTOU EM BUSCA DE UMA VIDA DE INTIMIDADE COM DEUS,ESTOU CANSADA DE VIVER UMA ROTINA ESPIRITUAL,TENHO UM MINISTÉRIO RELACIONADO AO LOUVOR E DESDE QUE DECIDI COMEÇAR ESTE MINISTÉRIO TENHO ENCONTRADO BARREIRAS ATÉ MESMO DO PASTOR, DEUS TEM ME TRATADO MUITO ATRAVÉS DISTO, MAS AS VEZES É DIFÍCIL LIDAR COM TANTAS REPROVAÇÕES.ME SINTO MUITAS VEZES SEM FORÇAS.MAS AMO DEUS ACIMA DE QUALQUER COISA E TENHO MEDO DE ENTRISTECER ELE COM ESTES PENSAMENTOS POIS SEI QUE TUDO COOPERA PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM ELE. QUERO PASSAR MAIS TEMPO COM O SENHOR,E ME COBRO MUITO CO RELAÇÃO A ISTO, MAS AS VEZES É DIFÍCIL PARAR PARA LER A PALAVRA E MEDITAR. ORAR É MAIS FÁCIL, PORQUE QUANDO NÃO POSSO ORAR NO MEU QUARTO ORO EM TODO TEMPO ONDE EU ESTIVER.ESTOU CARENTE DO COLO DO PAI,E DE UM CONCELHO DE UM IRMÃO EM CRISTO.A PAZ E GRAÇA.DEUS ABENÇOE.

  4. Isaac Santana sê:

    A paz do senhor Jesus. Entendo que o Senhor é fiel em todas as suas obras, até no trato com os seus filhos. Ele sabe perfeitamente as nossas necessidades quais são. Porém é necessário que sejamas provados e consequentemente aprovados. deus não nos prova além das forças, e a cada um Ele prova de uma maneira. Digo a você querido irmão que está sendo provado mais do que alguém que você conheça: Glorifique a Deus porque Ele está te provando mais do que esse alguém, porque você tem mais estrutura do que esse alguém. Deus te deu esse algo mais. São as aflições desta vida, conforme disse o apóstolo Paulo. Mas é necessário sofrer como bom soldado e alcançar a coroa de glória do que parar na caminhada e herdar o sofrimento eterno. Disse o apóstolo Pedro: Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem aventurados sois porque sobre vós repousa o Espírito da Glória de Deus.Levante-se agora em nome de Jesus e diga eis-me aqui Senhor.

  5. Emanoelle Cardoso sê:

    ESTOU MUITO TRISTE POREM CONFIO NO DEUS AO QUAL EU SIRVO, A FURIA DO INIMIGO ESTÁ TÃO GRANDE SOBRE MINHA FAMILIA QUE O ADVERSARIO PENSA QUE VAMOS DESISTIR, MAS MAIOR É O DEUS QUE ESTÁ COMIGO. MEU NOIVO ESTÁ PASSANDO POR UMA GRANDE ENFERMIDADE QUE AINDA NÃO SABEMOS OQ É, ESTOU CONFIANTE NO SENHOR QUE NÃO A DE SER NADA AOS OLHOS DE DEUS. IREMOS SAIR DESSA EM NOME DE JESUS. E O NOME DO MEU DEUS SERA GLORIFICADO.
    FIQUEM NA PAZ DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

  6. geovani ferreira da silva sê:

    peço oraçao pela minha esposa adriana para que deus cure ela de uma grande dor de cabesa e dos nervos e ore tamben pelos meus filhos lucas lais e luan pra que eles possa crescer no temor da palavra de e ore tamben por mim para deus abrir as portas da justisa para que eu receba o que e meu por direito amem

  7. gostaria de oraçao pos estou passado por um momento muito dificio vida financeira divida estou disinpregada nada dar certo na minha vida vivo sozinha so tenho a juda de jesuis por favou mim a jude estou precizando muito de oraçao

  8. maartenDeiters sê:

    Queridos irmãos e irmãs em Cristo, em especial Emanoelle, Geovani, e Neuza Maria,
    Não desistam, continuam orando, pois Jesus nois eninou: Neste mundo terás aflição, mais tenham bom animo…! Si poderia servir de ajuda, léam mais uma vez o pedem alguem para lhes explicar Mateus , Cap. 5, 6, e 7 , O Sermão da Montanha. Meu pastor me ensinou que é a base da nossa Fé, e a coisa mais importante dos ensinamentos do Senhor. Finalmente, cada um é uma semente, mais como as sementes, dependendo de qual planta será, leva seu proprio tempo para brotar e crescer e finalmente dar as suas frutas. O Nosso Senhor vai nois ensinar e abençoar, tenham calma nas suas afliçoes, pois a luta será vencida de qualquer forma e Ele vai vencer, a pesar das tentativas do andar do subsolo, seja do bicho ruim. Ficam na Paz do Senhor, e que as suas bençams chegam para que tenham um Feliz Natal e Um Ano Novo cheio de alegria no Senhor,

Lewer kommentaar

Verskaf jou besonderhede hieronder of klik op 'n logo om in te teken:

WordPress.com Logo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by WordPress.com. Log Out / Change )

Twitter picture

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Twitter. Log Out / Change )

Facebook photo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Facebook. Log Out / Change )

Google+ photo

Jy lewer kommentaar met jou rekening by Google+. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: